Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Insatisfação


Um dos estados emocionais mais comuns que habitam o coração da criatura humana, a insatisfação faz o papel da ferrugem corrosiva que lentamente abala as estruturas da personalidade, inviabilizando a manutenção do equilíbrio do indivíduo.

Talvez seja uma questão de hábito, já que sociedades inteiras participam de padrões de vibração que combinam com a insatisfação.

Há quem diga que é uma situação de educação do Espírito, que não se comporta como quem aprenda a agradecer o que já tenha conquistado ou adquirido e que prefere manter o pensamento voltado para um degrau abaixo do ideal, sempre aspirando por algo diferente do que tenha.

Seja como for, trata-se de uma situação que gera desequilíbrio emocional, psicológico, físico e espiritual.

Com muita frequência leva a um outro estado de espírito, ainda mais dificultoso, chamado depressão.

É possível que a insatisfação seja a origem da depressão, ainda que as impressões das variadas insatisfações que o ser humano carregue consigo sejam oriundas de um passado remoto e que estejam perdidas no passado espiritual de vivências anteriores, insondáveis pelos métodos habituais de pesquisa clínica ou científica.

Ela não é identificável por exames de laboratório.

Não é encontrada, na maioria das vezes, nem mesmo no processo consciente da lucidez humana.

Está escondida nas entranhas da mente. Mas, é ativa e é persistentemente presente no cotidiano de quem a possua e se manifesta invariavelmente em todas os pensamentos, em todas as palavras e em todas as atitudes que seu portador efetue.

É traduzida pelo amargor, pelo humor variável, pela irritação, falta de paciência, agitação, desatenção, desinteresse, inquietação e outros problemas não construtivos que a criatura apresente em sua vida, em sua rotina.

Claro que esses estados de espírito nem sempre se devem à insatisfação.

Mas ela é o maestro que desenvolve o desequilíbrio para a vida, sem qualquer dúvida.

Se o indivíduo conseguir identificar que é portador de insatisfação, deve lutar para se afastar dela e conquistar o estado de gratidão da alma, que é uma forma de apresentar-se, diante de Deus , como um ser humano, como uma criatura, que esteja satisfeita com o que tem e com o que apresente diante da vida.

O Espiritismo pode auxiliar muito; não somente na identificação de tal estado de espírito, mas também em sua cura.

Basta aprender o básico da Doutrina, contido em suas Obras Básicas.

Depois de aprender, entretanto, é necessário que se coloque em prática, pois de nada adianta assistir uma aula, fazer as anotações e depois jogar tudo fora, como se não tivesse existido na vida.

Para os insatisfeitos, nossos desejos de recomposição para a Vida!




Psicografia recebida no NEPT em 24 de novembro de 2012
Militão Pacheco.

Nenhum comentário: