Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O Amor e a Sabedoria.


Somos sempre alertados pelos Espíritos de que necessitamos desenvolver as duas asas que nos levarão à necessária evolução, como seres eternos da criação que somos, e que são: a asa do amor e a asa da sabedoria, para voarmos para as esferas mais elevadas do que esta na qual ainda transitamos em termos de moralidade.

Ensinam-nos eles que: “A sabedoria sem amor, é campo aberto ao materialismo, ao passo que o amor sem sabedoria, se constitui portas abertas ao fanatismo”.

A sabedoria sem o amor, é como marco no deserto escaldante, que aponta o caminho de saída ao viajante exausto, mas não lhe retira a sede do momento, ao passo que o amor sem a sabedoria poderia se transformar em água cristalina em lugar escuro, que retira a sede do viajante, mas não lhe dá o caminho de saída.

Temos pois, necessidade de amor e sabedoria em perfeito equilíbrio.

Daí a necessidade de um Amor que saiba e de uma Sabedoria que ame.

Pois somente com o correto equilíbrio entre o amor e a sabedoria serámos capazes de obter harmonização com as Leis universais da criação.

Para justificar esse raciocínio apresentam inúmeras ocorrências que bem nos dão uma pequena amostra de como procedemos normalmente, em decorrência da desigualdade de proporção entre a nossa maneira de saber e de amar.

Se temos inteligência mas não possuímos amor, podemos nos tornar perversos;

Se nossa noção de justiça não leva em conta o amor, podemos nos tornar implacáveis;

Se nossa interpretação para a diplomacia não se baseia no amor, leva-nos à hipocrisia;

Se o êxito que alcançamos em qualquer atividade que exerçamos quando não considera o amor pode nos conduzir para a arrogância;

Se a riqueza da qual desfrutamos não contiver amor conduz nossos passos para a avareza;

Se a nossa externa docilidade se não contiver amor pode nos tornar servis;

Se a pobreza que nos ensina não é recebida com amor, por isso nos encaminha para o orgulho;

Se portadores de autoridade que não é exercida com amor nos tornamos tiranos;

Se o trabalho desmedido a que nos entregamos não contém a dosagem equilibrada do amor, por isso nos faz escravos da ganância;

Se a Lei é exercida sem o equilíbrio do amor nos escravizamos a ela;

Se a política é exercida sem a presença do amor, nos faz egoístas.

E para que bem compreendamos o valor da sabedoria exercida com amor os espíritos superiores nos esclarecem que a nossa vida “sem a bênção do amor não faz sentido”.

No Capítulo VI do Evangelho Segundo o Espiritismo, o Espírito de Verdade nos alerta para que observemos estes dois ensinamentos: “Espíritas amai-vos, este o primeiro ensinamento; Espírita instruí-vos este o segundo”, que não deveremos jamais negligenciar sob pena de não alcançarmos o esperado êxito na nossa passagem por este Planeta que nos abriga e nos concede a grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento tendo como roteiro para nosso triunfo os ensinamentos contidos no evangelho de Jesus Cristo.


Mensagem recebida em 14 de janeiro de 2015
José Francisco

Nenhum comentário: