Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Substâncias psicoativas


As substâncias psicoativas, como o tabaco, o álcool, as drogas e os medicamentos benzodiazepínicos ou barbitúricos modificam a química do sistema nervoso central.

Ao consumir essas substâncias, os usuários sentem a diminuição da ansiedade, por haver liberação de dopamina em todo o córtex cerebral, criando uma sensação temporária de relaxamento e de bem-estar.

O uso constante dessas substâncias cria um estado de dependência psicológica (quando as pessoas pensam que não podem viver sem elas) e de dependência física (a redução conduz à crise de abstinência).

A Organização Mundial da Saúde (1981) propôs as seguintescaracterísticas com relação ao vício de drogas psicoativas:

Compulsão subjetiva a ingerir droga;
Desejo de suspender o consumo embora a ingestão continue;
Padrão estereotipado, inflexível, de ingestão;
Adaptação dos sistemas nervosos afetados pela droga, levando à tolerância dos seus efeitos e sintomas de supressão quando a droga é suspensa;
Prioridade do comportamento de busca da droga sobre todas as outras atividades;
Rápido restabelecimento da síndrome quando se quebra um período de abstinência.

Do ponto de vista espiritual, pode-se supor que a Epífise ou glândula pineal, localizada no "centro" da massa encefálica, é a porta de comunicação do Espírito encarnado para com a Vida Maior.

Porvavelmente através da Epífise, o encéfalo, máquina poderosa que é, quando violentada por pensamentos malsãos ou idéias de desencarnados ou algo forte como o tóxico, trabalha com "sobrecarga", muitas vezes causando sérias lesões.

Mas, para chegar a este ponto, certamente há um parasitismo espiritual, ou, como diria Herculano Pires, um vampirismo espiritual, que drena as forças e as energias não só do cérebro, mas de toda a organização física, fazendo com que, paolatinamente, o adicto avance para quadro clínico de degradação física e espiritual.

Nenhum comentário: