Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Queda do Espírito


O Espírito pode "cair"?

Uma vez conquistada a consciência e os valores_racionais, todos os Espíritos são investidos de uma responsabilidade, dentro das suas possibilidades de ação; porém, são raros os que praticam seus legítimos deveres morais, aumentando os seus direitos divinos no patrimônio universal.

Colocado por Deus no caminho da vida, como discípulo que termina os estudos básicos, o Espírito nem sempre sabe corresponder com os bens recebidos do Criador, caindo ...

pelo orgulho, que é extremamente comum, infelizmente;

pela vaidade, que ainda reside no íntimo da maioria absoluta na Terra;

pela ambição, que é conduzida pelas ilusões impulsionadas pela Vida material;

ou pelo egoísmo, quebrando a harmonia divina pela primeira vez e penetrando em experiências penosas, a fim de restabelecer o equilíbrio de sua existência.

A Terra é um plano de vida e de evolução como outro qualquer, e, nas esferas mais variadas - no plano espiritual, a alma pode "cair", em sua rota evolutiva, porquanto precisamos compreender que a sede de todos os sentimentos bons ou maus, superiores ou indignos, reside no âmago do espírito imperecível e não na carne que se apodrecerá com o tempo.

Na verdade, entretando, devemos lembrar que o Apóstolo do Espiritismo, Allan Kardec, deixa claro em sua Obra que o Espírito não retrograda.

Assim sendo, essas "quedas" são, na verdade, as tendências ainda presentes do caráter de cada um, que apresentam fortes inclinações para tais desvios e ainda não foram completamente superadas pelo Espírito.

Mas, quando forem superadas, não haverá mais qualquer "risco de queda".




Mensagem recebida em 01 de junho de 2015
Manollo

Um comentário:

Paula Hisano disse...

Maravilhoso poder lembrar que cabe somente a cada um de nós orar e vigiar, para evitarmos cair com os nossos defeitos!