Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 25 de maio de 2016

As provas dos médiuns 2 Vaidade


As custas de se ter o potencial mediúnico são, algumas vezes, grandes, justamente pelo trabalho frequente ao qual o médium necessita executar.

Neste trabalho há grande exposição de seus, digamos, "dotes" mediúnicos, o que pode impressionar alguns e até mesmo interessar a outrem, por conta de objetivos nem sempre dignos.

No primeiro caso pode-se afirmar que a admiração é o mote principal para quem observa o médium em seu desempenho de trabalho.

Já no segundo caso, temos a possibilidade de que algumas pessoas, não exatamente bem intencionadas, podem se aproximar do médium com o objetivo de exaltar suas "capacidades mediúnicas", apenas e tão somente para elevar sua vaidade a ponto de efetivamente comprometer seu trabalho.

Esse fenômeno pode acontecer por vontade e iniciativa dos encarnados, que, por conta da inveja ou outra intenção qualquer, como, por exemplo vingança, tira proveito da ingenuidade do médium fazendo-o crer que está em patamar elevado, acima do que realmente está, através de elogios das mais variadas formas, como a publicação de textos, a conversação nos corredores, o elogio direto para o médium, o elogio nas redes sociais - reportando quanto à atualidade - e quaisquer outros recursos mesquinhos que possam fazer realmente que o portador do trabalho seja "importante demais", ou "melhor que os outros médiuns", ou "mais sensível", ou "mais correto", ou "o único honesto", ou "o único que enxerga as coisas como elas realmente são", ou "capaz de cuidar de todo o trabalho com o devido discernimento", ou, "as mensagens que você transmite são maravilhosas" ou "o escolhido para gerenciar todos os trabalhos da Casa", ou "aquele que deve alertar para o erro dos demais médiuns", ou "o único médium capaz de psicografar com autenticidade" e muitas outras colocações infelizes e oportunistas que podem até mesmo jogar o médium contra os demais.

Pode ocorrer, também, que o elogiador seja apenas instrumento aparentemente inocente de objetivos invisíveis, isto é, instrumento de Espíritos malfazejos que desejam corroer o trabalho voltado ao Bem.

É um trabalho insidioso e, algumas vezes, lento, mas tem alvo e objetivo certos.

Todo médium deve ser vigilante para com os elogios, em todas as suas expressões. Pode ser que alguns sejam claramente sinceros, mas, ainda assim, a vaidade pode tomar conta intimamente e, independentemente da boa vontade de quem tenha expressado o elogio, o médium pode cair no erro por si mesmo, deixando-se levar algo que seria claramente desnecessário.

A vaidade é um dos maiores obstáculos para qualquer médium, sem exceção. Todos estão sujeitos a ela e deve vigiar perenemente para afastá-la.

A vigilância, através do estudo perene e do trabalho com boa vontade sincera, é a grande ferramenta para evitar e afastar os elogios mal intencionados e evitar as tão frequentes fascinações que acontecem em Centros Espíritas em todos os rincões do Planeta.

Há que se pensar que nenhum médium é melhor que nenhum outro, por maior que seja sua experiência ou vivência.

Todos são servidores no mesmo Mestre e precisam aprender com Ele a essência da palavra "humildade'.



Mensagem recebida em 25 de maio de 2016
Militão Pacheco

Um comentário:

Unknown disse...

Sem dúvida é com a vaidade, senão o maior cuidado que um médium deve ter. Basta ler o cap.XXXI do Livro dos Médiuns, item X Sobre os médiuns, no qual Joana D'Arc fala: "... Quanto mais graças eles recebem do alto mais perigos enfrentam... As faculdades de que gozem os médiuns lhes atraem os elogios dos homens, os cumprimentos e as adulações :eis o tropeço."