Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Você gosta de ler?


É tão bom ler.

A leitura enriquece o Espírito, favorece o conhecimento, portanto o aprendizado, abre a mente, permite observar outros pontos de vista diferentes do próprio.

É bom ler.

Na Doutrina Espírita especialmente, há uma recomendação especial, perdão a Redundância, com relação às obras básicas como "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Livro dos Espíritos" e "O Livro dos Médiuns", fundamentalmente.

Mas nós temos visto uma imensa produção de livros espiritualistas que se colocam como sendo Espíritas com os quais precisamos tomar um cuidado especial.

Não há necessidade alguma que uma Obra Espírita conte algum tipo de tragédia, ainda que a tragédia seja factível para o ser humano.

As tragédias contadas precisam ser discretas, respeitosas, sem usar palavras de baixo calão e sem induzir ao erro em suas expressões.

Nenhuma obra Espírita deve contradizer Kardec: se contradisser não é Espírita. Como eu disse no inicio, será uma obra espiritualista, mas os Católicos também são espiritualistas e os Evangélicos também e todos eles escrevem obras que enriquecem muito os seus seguidores.

Mas o Espírita tem essa particularidade, o que escolher para ler?

Habitualmente nós recomendamos todas as obras de Kardec.

Nós nos restringimos à literatura fundamental produzida na psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Algumas exceções que não são psicografias como as obras de Herculano Pires, os textos psicografados por Ivonne Pereira, as mensagens e os estudos de Cairbar Schutel.

Ficamos por aí.

Há, sim, autores espirituais, estudiosos, dignos de relevância, de indicação, mas se nós estudarmos apenas isso que eu citei enriqueceremos tanto o nosso conhecimento da Doutrina que não será necessário nos preocuparmos com a análise de quaisquer outras obras.

Com isso seremos Espíritas se quisermos, não é preciso mais do que isso.

Não é necessário bater cabeça atrás de outros autores, por mais nobres que sejam, embora tenham produções muito boas, mas com isso já é o bastante, já teremos o conhecimento necessário para transformar a parte mais importante de nós mesmos, o coração.

É dentro desse contexto que devemos nos animar para estudar a Doutrina Espírita.

Que Deus nos abençoe à todos nós.

Psicofonia recebida no NEPT em 03/02/2016


Nenhum comentário: