Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 30 de maio de 2017

Conjecturas sobre a Vida


A Vida nos aparece desde logo como resultado de uma colaboração íntima entre dois fatores absolutamente solidários, igualmente impotentes um sem o outro, e sem a união dos quais estaciona qualquer expansão vital.

Estes dois fatores são, ...

de um lado, a forma vital ou inicial do ser;

do outro, a força físico-química dos meios da matéria.

Ainda por outro lado, vemos que a Vida só subsiste pelo encadeamento de duas ordens de fenômenos indivisivelmente unidos:

Os fenômenos funcionais ou de despesa vital, pelos quais se vai consumindo a matéria viva nos órgãos em função.

Os fenômenos plásticos ou de organização nutritiva, pelos quais se formam as reservas de nutrição e se regeneram os tecidos pelos órgãos em repouso.

A Vida, procedendo assim por eliminações e reabsorções, sucessivas, se entretém, pois, por um duplo movimento de irradiação e atração, cuja alternativa obedece regularmente às forças centrífugas e centrípetas.

Do mesmo modo que a pêndula de um cronômetro, com as suas oscilações para a direita e para a esquerda da vertical, deixa continuamente o ponto de equilíbrio e volta sempre para ele, formando um equilíbrio instável em cada pancada obtida e em cada pancada destruída, assim também se nos apresenta a vida como a imagem de um equilíbrio oscilatório produzido por um trabalho incessante de desassimilação e assimilação.

A saúde, isto é, a integridade de toda Vida, prende-se à regularidade


Bernard

Nenhum comentário: