Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A mente humana e o Espiritismo


Os questionamentos naturais com relação às razões para a dor e para o sofrimento encontram respostas claras com o amparo do Espiritismo.

Somente ele, o Espiritismo, consegue clarear os mais profundos aposentos das dúvidas que guardamos dentro de nós, muitas vezes no correr de décadas, ou séculos, considerando a imortalidade do Espírito.

Se as dúvidas da Alma fazem no mundo a paixão da ciência, que designa exércitos numerosos de hábeis servidores para a solução dos problemas de saúde e genética, reconforto e eugenia, no "após a morte" a grandeza da mente desafia todos os potenciais de inteligência, no trato metódico dos assuntos que lhe dizem respeito.

A psicologia e a psiquiatria, entre os homens da atualidade, conhecem muito pouco das questões existenciais do Ser humano, embora creiam ser portadoras de profundo conhecimento.

Mas, os resultados para as dúvidas existenciais de cada criatura humana mostram claramente que o Espiritismo tem servido muito mais para a transformação daqueles que o escutam do que as inumeráveis sessões de terapia sem o apoio do Mestre em seu bojo.

Por isso, a Psicologia transpessoal irá, progressivamente, prestar contas ao conhecimento humano para remoçar as emoções de cada um daqueles que a procurarem, pois ela envolve em sua base toda a Doutrina Espírita, que é reencarnacionista verdadeiramente.

Somente quando libertos do veículo material, quando temos a possibilidade de sobrepairar além das atrações de natureza inferior (que, por vezes, nos imantam à crosta da Terra, por longo período) compreendemos que o poder mental reside na base de todos os fenômenos e circunstâncias de nossas experiências isoladas ou coletivas.

E também conseguimos perceber a importância real do intercâmbio que ocorre entre as esferas material e espiritual.

A mente é manancial vivo de energias criadoras.

O pensamento é substância mensurável, embora ainda não compreendida desta maneira.

Encarnados e desencarnados povoam o Planeta, na condição de habitantes dum imenso palácio de vários andares, em posições diversas, produzindo pensamentos múltiplos que se combinam, que se repelem ou que se neutralizam.

Correspondem-se às ideias, segundo o tipo em que se expressam, projetando raios de força que alimentam ou deprimem, sublimam ou arruínam, integram ou desintegram, arrojados sutilmente do campo das causas para a região dos efeitos.

A imaginação não é um país de névoa, de criações vagas e incertas. É fonte de vitalidade, energia, movimento o idealismo operante, a fé construtiva, o sonho que age, são os pilares de todas as realizações.

Quem mais pensa, dando corpo ao que idealiza, mais apto se faz à recepção das correntes mentais invisíveis , nas obras do bem ou do mal.

E, em razão dessa lei que preside à vida cósmica, quantos se adaptarem, ao reto pensamento e à ação enobrecedora, se fazem preciosos canais da energia divina, que, em efusão constante, banha a Humanidade em todos os ângulos do Globo, buscando as almas evoluídas e dedicadas ao serviço de santificação, convertendo-as em médiuns ou instrumentos vivos de sua exteriorização, para benefício das criaturas e erguimento da Terra ao concerto dos mundos de alegria celestial.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta mensagem exorta-nos à ação no campo do bem eterno para a construção da felicidade individual, no esforço diário e em tempo integral. Colaboração preciosa para a renovação do Planeta, em beneficio de cada um e de todos nós.