Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Viagens



Em toda proposta de auxuliar o próximo há um viés de boa vontade do ser humano, felizmente.

As pessoas envolvidas na tarefa de dar paz a outras pessoas, certamente, carregam consigo o ideal de aliviar a dor, amparar diante dela e, se possível curar dos males que as afligem.

Entretanto, há dois empecilhos para quem quer auxiliar o próximo: a ignorância e a vaidade.

Diante da ignorância vemos muitas criaturas munidas de boa vontade caminharem para o desfiladeiro dos equívocos e se facilitarem quanto ao desenvolvimento de trabalho recheado de características místicas e míticas que, na verdade, mantêm o trabalho em nível de superficialidade.

Diante da vaidade, o ego se lustra de razão e se encaminha para o trabalho de pompa, ainda que disfarçada, e permite que o trabalhador em prol do próximo se confunda de tal maneira que não consiga enxergar por onde caminha em sua jornada de caridade, sendo presa para os cipoais da adulação e do falso reconhecimento. Evidente que perder-se, neste caso, fica muito mais fácil!

Em ambos os casos, por maior que seja a boa vontade do servidor, os riscos são ainda mais proeminentes do que no caso do servidor que se preparar com o conhecimento, pois, justamente este conhecimento é que pode prevenir e reduzir envolvimentos severos que comprometam toda uma vida de dedicação e trabalho.

Imagina-se que basta querer servir, para prestar atendimento e distribuir sugestões para outrem, mas não é assim. Antes de começar o trabalho de doação, é preciso que se tenha uma adequada preparação.

A preparação é o escudo, por assim dizer, que pode proteger de erros e reduzir acidentes de percurso na trajetória do servidor.

E a melhor preparação que se pode ter e que se pode dar é aquela que siga as diretrizes do Cristo-Jesus, em seu Evangelho.

O Espiritismo traz em seu bojo todas essas condições de adequar um trabalhador sincero em um servidor bem preparado.

Ele não ilude e afasta a mística e a mítica de nossas mentes, além de aproximar uns aos outros com o coração.

O Espiritismo literalmente instrui e prepara para a vida.

Faz com que seu seguidores sejam "iluminados" por ensinamentos cristãos e possam se esforçar para caminhar na direção do Mestre.

Ainda que muitos acreditem que o Espiritismo não seja o suficiente, é necessário refletir pois esta afirmativa já contém em si mesma uma alta dose de ignorância e vaidade.

Evidente que o Espiritismo não contém toda a Verdade, que ainda será descerrada aos olhos da humanidade, mas devemos sempre questionar se já conseguimos aprender sobre o Espiritismo, de verdade, antes de tentar dar o próximo passo para novos conhecimentos.

Caminhamos passo a passo, mas há quem queira "caminhar aos saltos" e corre enormes riscos de cair. E cairá, certamente...

Se você deseja servir ao próximo, estude e vigie, para reduzir as chances de cometer equívocos que possam lhe causar ainda mais dificuldades.

E tenha, no Espiritismo, as diretrizes para sua jornada!



Psicografia recebida no NEPT em 13 de fevereiro de 2013
Sorelo

Nenhum comentário: