Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Educação racional



Educar crianças não é tarefa fácil!

E quanto mais elas vão crescendo, parece que as dificuldades crescem junto!

As personalidades vão se mostrando e surpreendendo aos cuidadores!

Os Espíritos que têm reencarnado neste último século, particularmente, têm demonstrado grau de consciência e de inteligência superior àqueles que reencarnaram nos séculos precedentes e não é por acaso, afinal de contas são os mesmo que já reencarnaram anteriormente e que estão tendo mais uma oportunidade de experiência e de aprendizado...

Nestas novas "versões" os Espíritos são dotados de maior grau de capacidade intelectual, mostrada pela facilidade com que lidam com tecnologia e informação.

Mas, a maturidade espiritual nem sempre acompanha a capacidade de compreender as questões de ordem material e é este o ponto no qual os cuidadores mais necessitam prestar atenção para poder auxiliar verdadeiramente estas criaturas que estão tendo oportunidades para gerir a própria existência de maneira mais equilibrada diante da Vida Maior.

É muito comum que venhamos a presenciar crianças com enormes dificuldades adaptativas em variados setores da vida.

Dificuldades alimentares, de relacionamento, de compreensão, de estudo, de convivência familiar e outros tipos de limitações que limitam relativamente a vida destas crianças de algum modo.

Os cuidadores desses Espíritos devem ter atenção com alguns detalhes para que possam elevar a margem de chance para o sucesso de suas tarefas diante de seus pupilos.

Uma importante particularidade é a questão citada em O Evangelho Segundo o Espiritismo que fala sobre "o homem no mundo".

Nesta passagem fica MUITO claro que é importante não isolar a criança do que acontece na Terra em aspectos gerais.

Atitudes radicais que impedem a criança do contato lúdico com jogos eletrônicos, com televisão massiva, com filmes, com livros em variadas mídias e todas as expressões de comunicação é um grave equívoco!

A criança PRECISA do contato com o Planeta de modo geral!

Evidente que tudo em acordo com sua com sua faixa etárea e compreensão, mas JAMAIS deixando-a isolada do todo!

A criança, o jovem, PRECISAM ter contato com as expressões variadas do mundo.

Necessitam saber o que efetivamente acontece ao seu redor!

Não podem ser mantidas em cativeiro emocional que a impeça de compreender e APRENDER A LIDAR com o que tenham a sua volta!

Que o cuidador possa adequar o convívio de seu tutelado com a realidade da Vida na Terra, mas que não impeça o contato com o Planeta!

Não é racional educar sem demonstrar o que a Vida é verdadeiramente!

O adulto que já tem alguma compreensão sobre a vida DEVE preparar sua criança para ela com adequação e maturidade proporcionais!

Aquele adulto que ISOLA seu filho, seu tutelado, seja sob a máscara (justificativa) que for, está comentendo o grave equívoco de não permitir a adequada formação de um adulto preparado para Vida!

Prepare seu filho, seu tutelado, seu pupilo e sua criança para que seja um adulto efetivamente maduro para a Vida.

Não há linha pedagógica que justifique qualquer tipo de isolamento, pois o isolamento, ainda que parcial, é irracional!


Mensagem recebida no NEPT em 13 de maio de 2013
Vinicius

Nenhum comentário: