Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 16 de maio de 2013

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 14ª. parte





Continuando os estudos sobre o povo hebreu, notamos que o Antigo Testamento, cujos textos, são originários do Torá é um conjunto de textos secretos, dos iniciados (profetas) deste povo, e somente eles “teriam” a capacidade de interpretá-los com fidelidade, segundo criam os hebreus.

Estes textos são lembranças que os Espíritos que vieram de Capela traziam no seu âmago.

Vários estudiosos dos textos do Velho Testamento, tentaram interpretar os seus segredos e mistérios, mas não foi possível se chagar a alguma conclusão.

O Velho Testamento está cheio de palavras enigmáticas e simbologia, o que nos leva a crer que, ao mesmo tempo que eles deixaram suas lembranças e conhecimentos, foi de forma metafórica (é a palavra ou expressão que produz sentido figurado. Ela pode dar duplo sentido a frase) ou simbólica.

O Velho Testamento foi escrito em hebraico, exceto os livros: Esdras, Jeremias e Daniel, que foram escritos em aramaico.

Antes da descoberta da imprensa, na China aproximadamente no ano de 868, todas as obras eram copiadas a mão, pelos escribas e copistas.

O Velho Testamento foi manuscrito por vários séculos, o que deu margem para vários erros como: omissão de letras e palavras, substituição de locuções, separação de palavras (no hebraico não se separava as palavras) tudo isso alterou a idéias original.

Apesar do Velho Testamento estar cheio de enigmas, seus textos são verdadeiros poemas carregados de profundos conhecimentos.

Por exemplo, os Salmos de Davi, que é o maior livro de toda a bíblia, que é formado por 150 cânticos e poemas, que são o coração do Antigo Testamento.

Os Salmos são citados no: Judaísmo, no Cristianismo e no Islamismo.
Originalmente escritos em hebraico e depois traduzidos para o grego e o latim.

Exemplo de passagens dos Salmos: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei?” “O Senhor é o meu pastor, e nada me faltará”. (Salmo 23).

O Velho Testamento atravessou milênios trazendo em suas páginas a história da saga do povo hebreu, de suas crenças, dificuldades e de seus profetas que foram, na verdade, grandes médiuns.

Dividido em 5 livros, que formam o Pentateuco. Estes livros são:

Gênesis: narra a criação até a escravidão do povo hebreu no Egito;

Êxodo: conta a história da saída do povo hebreu do Egito;

Levítico: tem caráter legislativo, apresenta nos seus textos, o ritual dos sacrifícios, pois os hebreus ofereciam sacrifícios à Deus, as normas que diferenciam o puro do impuro, a lei da santidade, o calendário religioso e outras normas;

Números: este livro é histórico, fornece detalhes da rota dos hebreus no deserto, durante o êxodo.

Deuteronômio: contém os discursos de Moisés ao povo no deserto. O título provém do grego e quer dizer: segunda lei ou repetição da lei.

Podemos dizer que o Velho Testamento simboliza o judaísmo, onde Moisés deixou as leis morais básicas, no Sinai, que é o alicerce do aperfeiçoamento moral.

Vamos falar agora do Novo Testamento, que é o novo pacto, do qual Jesus é o mediador.

Muitas pessoas acham que o Novo Testamento e os 4 evangelhos é a mesma coisa, mas não é...

Ele é composto pelos 4 evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), as epístolas de Paulo de Tarso e o apocalipse de João, dando o total de 27 livros.

Com exceção do evangelho de Mateus, todos os outros livros foram escritos em grego.

O primeiro evangelho a ser escrito foi o de Mateus, por ser publicano, coletor de impostos, ele sabia ler e escrever, Judas também sabia ler e escrever, pois ele era de família de fariseus, mas o seu evangelho é considerado apócrifo (ambíguo – controverso), ou seja, não aceito pela igreja. Os evangelhos aceitos pela igreja, são chamados de sinóticos ou canônicos.

Devido a perseguição aos cristãos, vários originais dos manuscritos desapareceram, e outros houve deterioração do papiro, estes textos foram enterrados na época da perseguição aos cristãos.

Os 4 evangelhos são as transcrições mais numerosas e existem 3.791 manuscritos do Novo Testamento, merecedores da maior confiabilidade.

Assim como o Velho Testamento, também no Novo Testamento houve problemas de interpretação na hora de copiá-los, pois os copistas eram falíveis, assim como, todos nós.

Existem 150.000 variantes do Novo Testamento e apenas 5%, ou seja, 7.500 podem ser consideradas autênticas.

Como aprendemos, o Velho Testamento conta a saga do povo hebreu, e o Novo Testamento conta a passagem de Jesus pelo nosso planeta, seus milagres e ensinamentos, além das cartas de Paulo e do apocalipse de João.

O Novo Testamento começou a ser escrito por volta de 41 d.c. ou seja, 8 anos após a crucificação de Jesus.

Encontramos também no Novo Testamento as epístolas de Paulo, que é o conjunto de cartas do apóstolo Paulo escritas para as comunidades (Romanos, Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses, Timóteo, Tito, Filemon e Hebreus) que ele visitou, pregando e ensinando as máximas cristãs.

Em alguns livros de mensagens de Emmanuel, como por exemplo: Vinha de Luz, Fonte Viva, Pão Nosso entre outros, encontramos comentários de trechos das epístolas de Paulo, vale a pena ler.

O apocalipse, é o livro da revelação, em grego apocalipse significa revelação, apesar da palavra ser às vezes usada como sinônimo de “fim do mundo”.

João era médium clarividente, e teve a permissão para visualizar o futuro, ele escreveu em linguagem figurada, de acordo com o entendimento de um homem da época dele.

Como todos os textos bíblicos, precisa de uma interpretação correta e profunda.

Vamos falar um pouco sobre as religiões judaica e cristã, o judaísmo e o cristianismo, como já diz o nome, judaísmo vem da tribo de Judá e o cristianismo, do Cristo.

São consideradas umas das religiões mais antigas, ambas têm sua origem no povo hebreu, e são monoteístas, acreditam no Deus único.

De todos os remanejados de Capela, os Espíritos que formaram o povo hebreu, foram os que tiveram maior influência nas religiões atuais, pois todos os outros Espíritos cultivaram o politeísmo, acreditando em vários deuses.

Hoje existem poucas religiões politeístas, a grande maioria é monoteísta.

O judaísmo tem sua origem por volta de 2.000a.c, e o cristianismo, sugiu após a crucificação de Jesus.

Jesus era hebreu e judeu, em raça, cultura e religião.

Ambas as religiões acreditam no Deus único, criador do universo e do homem sua imagem e semelhança.

Os judeus ainda esperam a vinda do Messias, que surgirá em busca da redenção, e para os cristãos este Messias, já veio na figura do Cristo.

Os judeus seguem o Tora, que é basicamente o Velho Testamento, e os cristãos a bíblia, que é dividida em duas partes, O Velho e o Novo Testamentos.

Nenhum comentário: