Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 18 de maio de 2013

Nem tudo se aproveita...



Vai ler um livro Espírita?

Então, tenha atenção para aquilo que irá ler!

Há muitos livros disseminados como sendo Espíritas, mas não passam de escrita espiritualista.

Observe algumas particularidades daquilo que você lê, como, por exemplo, afirmações insólitas que contestam a lógica e a razão.

Alguém poderia afirmar que ainda não sabemos tudo a respeito do Espiritismo e temos de reconhecer que é verdade, mas nenhuma informação pode ser tão díspar a ponto de afirmar sobre fenômenos e situações que não guardem qualquer traço de respeito ao que o Codificador da Doutrina, Allan Kardec, apresentou na Obra Espírita.

Ainda há que se considerar sobre informações que não apresentam estrutura que possa ser sequer considerada como plausível ao se levar em conta as questões da história da humanidade.

Podemos ler em alguns ditos romances Espíritas sobre personagens e situações que não guardam qualquer verossimilhança!

Ainda há quem diga: "mas é um romance!" E é verdade, novamente! Mas, mesmo romances têm de respeitar a inteligência de quem lê.

Os mais famosos autores enquanto encarnados podem realmente se dar ao luxo de "viajar" em seus romances, criando lugares, personagens e situações, entretanto, guardam respeito com a capacidade dos seus leitores, mesmo ao mostrar surrealidades em suas apresentações.

A título de exemplo, alguém poderá, em uma obra qualquer, citar sobre a vida em Marte.

Se a citação for encarada como uma ficção, tudo certo, mas todo cuidado é pouco quando se lê algo de autor dito Espírita!

Maria João de Deus, através da mão de Francisco Cândido Xavier, deixou-nos uma obra chamada "Cartas de uma morta", na qual fala sobre a vida espiritual em Marte. Quero deixar claro: "sobre a vida espiritual em Marte" e não uma ficção científica sobre a vida em Marte.

Trata-se de uma visão diferenciada sobre o que acontece em outro Planeta em outra dimensão, diferenciada desta na qual transitam os seres humanos encarnados na Terra.

Obra séria e respeitável, particularmente em função de sua origem: Francisco Cândido Xavier.

Alguém pode não acreditar no que está escrito na obra de Maria João de Deus, mas, há muitos que não acreditam na leitura "Nosso Lar" e nem por isso deixa de ser verdadeiro.

Então, um outro ponto importante sobre a leitura espírita é quem é o autor, seja o médium, seja o autor espiritual.

Sabendo do histórico, do currículo do autor, podemos ter uma base mais firme sobre as expectativas de nossa leitura.

Na verdade há muito o que considerar sobre literatura Espírita. Muito, mesmo! Entretanto, essas pequenas considerações já nos fazem refletir sobre que estamos lendo e sobre o que iremos ler.


Mensagem recebida no NEPT em 18 de maio de 2013
Militão Pacheco

Nenhum comentário: