Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Jovens Escolhas



Seu filho adolescente fez uma opção: o erro.

Seja qual for o erro, leve ou grave, ele precisa ser corrigido.

Mas, como? Você se pergunta!

E sua pergunta é autêntica, pois lidar com o erro de um filho, de uma filha, é realmente incômodo para quaisquer pais.

Ter consciência de que, apesar de todo esforço, de toda dedicação, de todos os bons exemplos, um ser criado com carinho é investido de tendências equivocadas pode gerar frustrações e, pior, sentimento de culpa que muitas vezes é indevido.

Porém, nem sempre é indevido, infelizmente!

E é exatamente aqui que iremos pensar um pouco mais: muitas pessoas acreditam ser normal, por exemplo, que se cometa pequenas infrações.

Um "pequeno" desvio de um cabo de luz, de uma tv a cabo; um "leve" furto em supermercado; um "normal" gesto de falar mal da vida alheia; uma "natural" atitude de estar "habitualmente" de mau humor; um "jeitinho" para se conseguir um lugar melhor numa fila; ter o "saudável" hábito de fumar; as beberagens "comuns" dos finais de semana, enfim, uma série enorme de equívocos que são cometidos de modo cotidiano infelizmente dão paradigmas para os jovens com a personalidade em formação.

A criança cresce com dois modelos paralelos: o que deveria fazer e o que os pais e cuidadores fazem efetivamente.

Mas os cuidadores são seus focos, seus exemplos! Eles, de alguma maneira, têm em mente aquele "projeto de vida" que têm os mais velhos, que servem de exemplo real para os pequenos em formação.

Claro que trazem consigo toda a experiência de vidas anteriores e que isso é efetivamente importante para a formação da personalidade de cada Ser Espiritual.

Mas, não se pode deixar de reconhecer que o que a criança vê, marca de modo profundo sua esfera mental e emocional.

Assim, se ela assiste dois adultos discutindo com frequência, terá enorme potencial para entrar nessa psicosfera equivocada de agressividade.

Da mesma forma, se ela tem pais e um deles ou ambos são ausentes em sua educação, terá o fundamental exemplo do isolamento e da solidão, que com frequência geram seres egoístas, sem afetividade importante para com aqueles que constituem a família.

Há um "natural" desligamento entre pais e filhos em função disso.

Como pode haver, também, uma desestruturação de personalidade quando a criança e o jovem se vêem diante de uma ambiguidade: como as coisas deveriam ser e como são efetivamente, de acordo com o que já foi citado anteriormente.

Durante uma ou duas décadas os pais, o pai ou a mãe, ou, ainda um educador ou responsável pela criança, geram esperanças ou desesperanças, dando ao ser em formação as bases para sua personalidade.

Os conflitos familiares são fatores que têm todo o potencial para gerar problemas para o jovem.

Por isso que seria fundamental que todos os adultos envolvidos na educação de uma criança falassem a mesma linguagem prática para com a Vida!

Quando não há congruência de posturas o jovem pode se aproveitar disso de algum modo em "beneficio próprio", apenas para satisfazer suas necessidades do momento, sem sequer imaginar que terá um futuro, pois sua visão é curta e limitada.

Cabe aos adultos gerir a formação da nova personalidade, da melhor maneira possível, dando bases sólidas de honestidade, seriedade de pensamentos, palavras e atitudes, para que o jovem venha a ser o melhor adulto que possa ser.

Ainda assim, em decorrência do que conhecemos como livre-arbítrio, o jovem poderá escolher caminhos equivocados.

Nesse caso, com tudo muito bem direcionado para ele, se for sua escolha o erro, nada se pode fazer, a não ser consultar a própria consciência e elevar o pensamento em preces para o alívio dos sofrimentos pelos quais o futuro adulto escolhe passar.

Em tudo isso o mais importante é sempre educar com amor, através do exemplo, da palavra amiga e da atitude serena.





Mensagem recebida no NEPT em 22 de maio de 2013
Vinicius

Nenhum comentário: