Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Palestras


Normalmente o primeiro contato com a Doutrina se dá através do livro, do passe ou das "palestras".

Mas é através da palestra (leitura fraterna, no NEPT) que a casa espírita apresenta o Espiritismo de maneira mais clara e direta para o público.

Assim, deve ser priorizada tal atividade na seara espírita, estimulando os trabalhadores para um bom conhecimento doutrinário, além de continuamente se aperfeiçoarem no uso da palavra diante dos outros.

Quem faz a leitura também tem que buscar se afinizar com os recursos dos mais variados, aprendendo a utilizá-los, fazendo com que a mensagem seja melhor oferecida, sendo mais atraente.

Toda exposição diante de um público espírita deve procurar sempre envolver o tríplice aspecto do Espiritismo (ciência, filosofia e religião).

Deve ser evitada qualquer forma de pregação religiosa, como se fosse um sermão, mas recorrer à boa argumentação que traga a filosofia, a ciência e a proposta ético-moral da Doutrina Espírita, no consórcio permanente da razão com a fé esclarecida.

De preferência os temas devem ser previamente escolhidos e divulgados, para um melhor aprofundamento dos estudos, orientando os participantes sobre o que será abordado.

A participação da assistência é fundamental na apresentação de qualquer tema, para que todos possam se integrar com o assunto em pauta.

Um cuidado especial é sempre estar atento para com a linguagem utilizada nas apresentações, pois, estando em ambiente no qual muitos apresentam variados problemas de ordem espiritual e mesmo física, as disposições na assistência podem não ser de equilíbrio pleno, mas de esperança no amparo e no cuidado que necessitam.

Atenção, também, com relação ao uso de expressões que caberiam melhor com uma igreja católica, afinal, todos os Espíritas (pelo menos sua maioria) são descendentes do catolicismo.

Assim, é preciso evitar o uso de expressões como "fazer o sinal da cruz", ou ainda, estamos em um "centro de mesa branca" são claramente dispensáveis, já que ambas e outras colocações guardam nossos costumes (que já deveriam estar aposentados) da época em que ainda não conhecíamos bem a Dotrina Espírita.

A partir do momento em que se vai à frente, diante de outros, e tenta-se passar alguma experiência efetivamente Espírita, é fundamental (dos fundamentos, mesmo!) que se propague a Doutrina como ela é: sem nuances de falta de conhecimento.

É necessário ao palestrante ir se aprofundando progressivamente no conhecimento doutrinário.

Sem preguiça e com disciplina!

Assim sim, é possível "distribuir" Espiritismo a todos os que vão ao Centro Espírita da forma correta!


Mensagem recebida no NEPT em 29 de janeiro de 2014
Júlio César

Nenhum comentário: