Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Regressão da memória


“Regressão de memória é o processo provocado ou espontâneo, por meio do qual, o espírito encarnado ou desencarnado fica em condições de relembrar o passado, da vida atual ou em existências anteriores, sejam elas recentes ou remotas”.

A definição acima é bem ampla, e está assentada nos preceitos básicos da doutrina espírita, sem, no entanto ser uma criação desta, e nem oriundas de uma revelação transcendental revestidas de caráter místico ou dogmático.

Antes é um fenômeno natural que pode ser pesquisado utilizando métodos e técnicas apropriadas, e que apesar dos recentes estudos e pesquisas, sabemos de sua utilização já em culturas antigas como no Egito e na Grécia.

A aplicação prática mais usual para esse tipo de pesquisa, seria uma inclusão no modelo clínico atual no tratamento para as doenças da alma, traumas psicológicos e até somáticos, em muitos casos mostra-se uma técnica que facilita a solução de muitos problemas.

Além disso, vislumbra-se a perspectiva de podermos utilizar a regressão de memória como instrumento de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, e/ou como instrumento para terapeutas possibilitando um melhor conhecimento do paciente de psicanálise, sobre essa questão sugiro a leitura do livro Investigando Vidas Passadas, de Raymond Moody Jr.

Poderíamos também conjecturar, em que seria possível uma espécie de arqueologia espiritual, onde poderíamos explorar determinados pontos obscuros da história, em beneficio geral da humanidade.

Como exemplo cito o livro de HCM - Hermínio C. Miranda, “Eu sou Camille Desmoulins”, onde ele mostra um magnífico caso de regressão, identificando um dos líderes da revolução francesa, o qual teremos um capítulo com a sua síntese.

Há de se ressaltar que essa obra foi compilada, quase que totalmente transcrita dos livros de Hermínio C. Miranda, e principalmente do livro “A Memória e o Tempo”.

Uma outra parte foi tirada de diversos autores, bem como do aprendizado próprio através de algumas experimentações práticas de nossa parte.

Conforme foi dito anteriormente, o fenômeno de regressão de memória é um fenômeno natural e como tal obedece a leis e não a dogmas ou princípios religiosos.

Para aqueles que conhecem a doutrina dos espíritos ou tem algum outro tipo de conhecimento espiritual, lembro que embutidos na estrutura do fenômeno estão os seguintes conceitos fundamentais:

Existência do espírito, ser consciente e em evolução.

Existência de um corpo sutil, denominado perispírito.

Preexistência do espírito à sua vida na carne.

Sobrevivência do espírito após à morte do corpo físico.

A vida noutra dimensão no intervalo entre as vidas na carne.

A reencarnação (em um novo corpo).

A responsabilidade pessoal, pelos atos praticados.

Algumas pesquisas de regressão, dizem respeito a lembranças espontâneas em adultos e principalmente em crianças.

Nesses casos não são requeridas técnicas, é bastante uma metodologia para coleta e checagem dos dados.

Para a regressão provocada, algumas técnicas foram desenvolvidas e aplicadas em conjunto a fim de possibilitar a leitura das memórias que não estão acessíveis ao que chamamos de “consciência”.

Relaxamento induzido: Devem ser aplicadas sugestões verbais, em local confortável e com música própria para facilitar o relaxamento;

Hipnotismo com Sugestão: Utilizado o Hipnotismo clássico, através de sugestão verbal;

Passes Magnéticos: Aplicação de passes e relaxamento;

Hiper-Oxigenação: Aceleração acentuada da respiração;

Relaxamento pelo Sono: Utilização do cansaço produzido pelo sono;

Drogas alucinógenas;

Como se pode ver, a regressão induzida não é um fenômeno natural e, portanto, não é recomendada, pois faz com que a psssoa submetida a ela fique sujeita a uma série de impressões que podem absolutamente não responder ou corresponder a qualquer aspecto realista e autêntico.

Imagine ter de usar drogas alucinógenas para induzir as memórias de outras vidas!

Quais as consequências?

Imprevisíveis!

Mesmo os outros métodos esbarram em problemas semelhantes e acabam por perder o crédito!

É bom saber que existe a possibilidade de lembrar de informações de vidas anteriores, mas é importante saber de que as informações adquiridas podem ser completamente falsas, assim, tal procedimento não é recomendável para quem entenda suas responsabilidades inerentes à vida atual e as ligações de causa e efeito ou, popularmente chadadas de "relações cármicas", aproveitando-se da expressão hindú.

Há um capítulo da obra Nosso Lar que desenha bem as possibilidades e necessidades para que se possa executar tal manobra de regressão.

Conta-se lá que é necessário que seja obtida uma licença adequada para se submeter ao procedimento, algo que envolve, inclusive, méritos e necessidades da pessoa.

Nenhum comentário: