Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 15 de agosto de 2015

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 39ª. parte


Como aprendemos no nosso último estudo o homem ainda não incorporou as lições e os exemplos de Jesus.

Muito poucos, para não falarmos raríssimos, aqueles que se transformaram ao conhecer o Divino Mestre.

E para conhecer Jesus basta ler o Seu Evangelho, mas, isso não é o suficiente: temos que compreendê-lo e colocá-lo em prática no nosso dia-a-dia, o que não é tarefa fácil.

Mesmo depois da passagem luminosa do Cristo, o homem com seu egoísmo, orgulho e desejo de poder, tem criado circunstâncias difíceis para si mesmo.

Em todos os tempos, todos os Países são chamados aos valores do amadurecimento espiritual do Planeta Terra trazido por Jesus há mais de dois mil anos.

O mundo progrediu muito material e cientificamente nestes últimos séculos e todas estas conquistas vieram para o progresso e o bem do homem.

Mas, o homem que infelizmente, ainda traz o mal em seu âmago, sempre busca o uso equivocado do que conquista.

O Progresso vem de Deus, pois, o progresso é uma Lei Divina, portanto, sempre vem para o bem dos homens, e aquele que fizer mau uso irá se comprometer com as Leis Divinas e terá que reparar o seu erro, através de outra Lei Divina, que toda ação leva a uma reação.

A política do mundo continua presa a estes fenômenos dolorosos, por estar ainda arraigada aos sentimentos e comportamentos inferiores e infelizes, frutos de sentimentos indignos.

Apesar de toda essa infelicidade do ser humano, a compaixão de Jesus por nós sempre foi e é imensa, e enquanto nos destruímos uns aos outros. Ele, o Divino Mestre, continua a velar por nós das esferas mais elevadas da vida.

O trabalho, a dedicação e as atividades do Cristo, por amor a nós continua sempre.

Ele, o Divino Semeador, está e sempre esteve na direção de nosso Planeta.

Por isso, nada temos a temer, temos que confiar em Jesus, e começar a nos esforçar em entender e principalmente praticar o Seu Evangelho, o guia moral que Jesus nos deixou.

Como devemos fazer para compreender o evangelho, não superficialmente, mas, profundamente?

Não é realmente fácil...

O primeiro passo é termos vontade, que é a força motriz para nossa transformação moral.

Emmanuel, na obra O Consolador, fala sobre o tríplice aspecto da Doutrina Espírita: ciência, filosofia e religião. Ele nos dá orientações e explicações muito valorosas a este respeito.

Ele (Emmanuel) nos diz que a maneira mais fácil, de alcançar esta transformação é muito simples.

Basta pôr em prática o Vigiai e Orai ensinado por Jesus, criando dentro de nós um tribunal de autocrítica.

No Livro dos Espíritos a questão 919, Santo Agostinho nos dá uma belíssima orientação de como proceder para que sua reforma íntima seja eficaz.

O trabalho de auto-iluminação deve ser permanente, seguir um método, por que as luzes interiores são adquiridas com grande esforço e trabalho individual, e para alcançarmos está iluminação só temos o evangelho de Jesus.

Possuímos também o acompanhamento e a inspiração dos mentores espirituais, mas o trabalho de redenção é nosso, e exige sacrifício e renúncia.

Emmanuel nos diz: “...aquele que se ilumina, vibre e sente. ”

Quando nos iluminamos ficamos livres das influências exteriores, por que já possuímos luz interior, para vencer corajosamente as provas e as dificuldades que viemos enfrentar no mundo.

“...a obrigação primordial é o esforço, o amor ao trabalho, a serenidade nas provas da vida, o sacrifício de si mesmo, de modo a entender plenamente a exemplificação de Jesus Cristo, buscando a Sua Luz Divina, para a execução de todos os trabalhos que lhe competem no mundo. ”

“...porque apenas pela reeducação sentimental, nos bastidores do esforço próprio, se poderá esperar a desejada reforma das criaturas. ”

Citações de Emmanuel, do livro O Consolador.

A passagem do Cristo por este planeta, foi tão marcante, que Suas palavras, Suas lições e Seus exemplos ficaram para sempre, na memória da Humanidade.

Chegará o dia, que todos os povos compreenderão e praticarão seus preciosos ensinamentos, fazendo renascer o cristianismo puro e verdadeiro, da época das catacumbas romanas, reerguendo a Humanidade e levando-a para a cura real.

Geralmente, é nos corações mais simples e sofridos que encontramos as palavras e os exemplos de Jesus mais vivos e ativos.

Estes corações são os verdadeiros bem-aventurados.




Até breve.

Nenhum comentário: