Núcleo Espírita Paulo de Tarso Rua Nova Fátima, 151 - Jardim Juá Campo Grande - São Paulo - SP CEP 04688-040 Telefone 11-56940205
Mensagem
"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."
Militão Pacheco
terça-feira, 7 de fevereiro de 2017
Emoções são boas
Algumas oportunidades da Vida surgem para o efetivo aprendizado, mas nem sempre quem tem essas oportunidades tem condições para aproveitar e realmente aprender ou extrair um aprendizado.
Os reveses que a experiência terrena oferece são sempre obstáculos que forçam o exercício do raciocínio e a busca pela razão diante dos fatos.
Acontece que a maior parte das pessoas não coloca em prática a razão, mas permite que a emoção domine e aí muitas coisas podem se perder, inclusive ampliando as próprias dificuldades.
Para citar um exemplo, imaginemos uma pessoa ofendendo a outra. Pode-se avaliar o ofensor como alguém enfermo que se deixa levar por irracionalidades: esta é a razão da situação; mas pode-se, também, deixá-lo marcado com mágoa ou ressentimento profundo, sendo esta a opção pelo enfrentamento das emoções.
A primeira abra a porta para o perdão; a segunda não só mantem a desarmonia como também permeia o adoecimento de ambos na manutenção de emoções fortes e destrutivas.
É o caso de se avaliar a possibilidade de começar a racionalizar, pelo menos um pouco, as situações da Vida para buscar um menor sofrimento enquanto se vive na Terra.
Amar, na verdade, é racionalizar e ponderar entre as forças da razão e as forças da emoção.
Emoções são boas, quando produtivas e engrandecedoras, mas não são boas quando destrutivas e aprisionadoras.
Militão Pacheco
07 de fevereiro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário