Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Emoções são boas


Algumas oportunidades da Vida surgem para o efetivo aprendizado, mas nem sempre quem tem essas oportunidades tem condições para aproveitar e realmente aprender ou extrair um aprendizado.

Os reveses que a experiência terrena oferece são sempre obstáculos que forçam o exercício do raciocínio e a busca pela razão diante dos fatos.

Acontece que a maior parte das pessoas não coloca em prática a razão, mas permite que a emoção domine e aí muitas coisas podem se perder, inclusive ampliando as próprias dificuldades.

Para citar um exemplo, imaginemos uma pessoa ofendendo a outra. Pode-se avaliar o ofensor como alguém enfermo que se deixa levar por irracionalidades: esta é a razão da situação; mas pode-se, também, deixá-lo marcado com mágoa ou ressentimento profundo, sendo esta a opção pelo enfrentamento das emoções.

A primeira abra a porta para o perdão; a segunda não só mantem a desarmonia como também permeia o adoecimento de ambos na manutenção de emoções fortes e destrutivas.

É o caso de se avaliar a possibilidade de começar a racionalizar, pelo menos um pouco, as situações da Vida para buscar um menor sofrimento enquanto se vive na Terra.

Amar, na verdade, é racionalizar e ponderar entre as forças da razão e as forças da emoção.

Emoções são boas, quando produtivas e engrandecedoras, mas não são boas quando destrutivas e aprisionadoras.



Militão Pacheco
07 de fevereiro de 2017

Nenhum comentário: