Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O sol voltará a brilhar

Fazendo uma referência ao evangelho de Marcos, no capítulo 5, versículo 36, onde há a seguinte recomendação: "não temas, creia somente", podemos recordar uma história em tempos passados, quando os jornais ainda eram vendidos nas ruas, geralmente por jovens adolescentes, como este que vem à memória, sendo ele mirrado, magro, com roupas simples e parcas, enfrenta o frio e a chuva do inverno, gritando em voz estridente "olha o jornal matutino!" ao mesmo tempo em que procura se aquecer ao retirar o calçado de um pé para esfregá-lo no outro e alternando o mesmo movimento com o outro pé, além de se agitar de um lado para o outro com a mesma intenção de se esquentar um pouco, embora com as vestes encharcadas da água da fina chuva fria daquela manhã.

Do outro lado da rua, passa um senhor bem agasalhado com um casaco grosso e protegido por um guarda-chuva e que atravessa a rua em direção ao rapaz, para comprar o jornal daquela manhã e se inteirar das notícias do dia. Ele estende uma moeda para o rapaz para pagar o jornal, recebe-o em sua mão, mas, preocupado, não se contém e afirma ao jovem:

- Meu filho, você está passando muito frio aqui na rua, debaixo desta chuva, protegido apenas por esta marquise...

​E o jovem, com um sorriso nos lábio olha para ele e olha para o céu e lhe diz:

- Ah, meu senhor, mas eu não me importo muito, pois eu tenho certeza de que o sol voltará a brilhar!

É exatamente esta a lembrança que Marcos nos traz à mente: a confiança de que precisamos dispor diante das dificuldades da vida, pois, assim como o jovem que passa por um momento de dificuldade, nós em nossos problemas precisamos ter a certeza de que após a escuridão virá a luz, de que assim que chega a meia noite, inicia-se outro dia no segundo seguinte e os raios de luz do sol virão para iluminar nossas vidas.

Q​uem de nós, mergulhados nas trevas das dificuldades consegue se lembrar de que elas, as trevas irão esvanecer para dar lugar à claridade? Muitos, a maioria das pessoas, a maioria das vezes, ficam mergulhados na escuridão, por causa da insegurança que experimentam, por conta do medo de que as situações da vida não se resolvam.

Há medo do momento seguinte, do final do dia, do dia de amanhã, medo da Vida... Quando alguém próximo de nós está passando por uma dificuldade, nossos corações se agitam, o estômago dói, o suor vem à pele, há toda uma reação no corpo, provocada pelo medo. E o medo é puro reflexo da falta de fé...

P​odemos até afirmar que as pessoas ansiosas e que se preocupam constantemente com o instante seguinte ainda não têm fé! Por isso a importância da recomendação de Marcos; mas, no momento da dor é difícil acreditar que a escuridão irá passar. Entretanto, não é isso o que a Doutrina Espírita ensina? Não é isso que o Divino Mestre Jesus nos ensina em seu Evangelho?

Ele nos diz: "não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã a ele pertence".

Jesus, o terapêuta por excelência, não só nos ensinou, mas deu o exemplo também, quando maltratado por aqueles que o perseguiram, não recuou diante da dificuldade e a enfrentou de frente. Precisamos apenas tentar seguir a Jesus, na medida do possível.



psicofonia recebida no NEPT em 12 de janeiro de 2011

Nenhum comentário: