Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 14 de maio de 2011

Alma e Espírito




É fundamental entender os fundamentos na Doutrina Espírita, então aí vão algumas considerações a respeito dessas duas palavras.

Espírito: é o ser incorpóreo (não imaterial, como dizem alguns "estudiosos" da Doutrina), distinto, único ética e moralmente falando e que conserva sempre sua individualidade. Está sempre envolto por uma "vestimenta" a que damos o nome de perispírito e que serve de intermediária entre ele e a matéria, onde quer que o Espírito esteja. O perispírito é adequado para cada nível de evolução e em cada mundo onde o Espírito venha a estar e se manifestar, pois o ser espiritual recolhe de cada esfera a matéria essencial para compor tal veste.

Alma: é o próprio Espírito, mas encarnado, isto é, vivente na matéria, com corpo que o faça vivenciar o eterno aprendizado da Vida através das inúmeras experiências em intercâmbios com outros Espíritos e com todas as expressões de vida, orgânica ou inorgânica, que estejam em contato com ele.

Li, em uma revista dita "espírita", que a alma refere-se ao ser imaterial. Em o Livro dos Espíritos, os Amigos da Vida Maior que dão as instruções declaram claramente que não é esta a real situação do Espírito (nós), mas que, por falta de palavras mais adequadas na atual situação de evolução humana, a palavra "incorpórea" faz entender melhor qual a situação ou posição do ser individual espiritual a que chamamos de Espírito.

Nota-se uma sutil diferença: incorpóreo não é a mesma coisa que imaterial, pois este termo infere em crer a absoluta ausência de matéria e o primeito termo dá alguma noção de haver algum tipo muito sutil dela na composição do que efetivamente somos. Resta citar que deve haver alguma carência de compreensão de nossa parte para inferir qual a nossa real natureza.

Nenhum comentário: