Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O QUE QUEREM DE MIM?





Uma das circunstâncias mais comuns no convívio com as pessoas, é querer impregnar no próximo as suas próprias impressões à respeito da vida.

É muito comum que estejamos, sistematicamente, tentando contaminar os outros com a nossa forma de pensar.

Assim,a mãe e o pai, fazem este tipo de mecanismo para o filho, obviamente, no sincero desejo de que o filho seja um vencedor na vida, que não se dê mal, que siga um bom caminho.

Mas muitas vezes, essa forma de colocação pode se transformar em uma verdadeira obsessão ou perturbação espiritual.

Nas minhas andanças como medico no século XX, nas primeiras décadas, tive a oportunidade de vivenciar uma experiência bastante curiosa, ao freqüentar uma instituição psiquiátrica.

Das muitas vezes em que pude ir a esta instituição, numa delas encontrei um rapaz que estava num canto de um gramado tocando violão com alegria e, como o jovem me parecia muito normal, totalmente,diferente dos outros jovens e senhores que habitavam aquele pavilhão, porque eram internos, era o modelo da época, os doentes mentais eram isolados da sociedade, então achei curioso e resolvi me aproximar.

Me aproximei, puxei conversa e perguntei a ele o que ele fazia ali, se de maneira alguma me parecia um doente psiquiátrico?

Até hoje me ficou uma incógnita.

Eu não sei se a resposta dele era verdadeira ou se era uma ironia, porque ele me disse assim.

"É muito simples doutor; o meu pai é um advogado bem sucedido e quer que eu seja como ele.
A minha mãe se lembra muito bem do pai dela, do meu avô, que era um comerciante riquíssimo e ela quer que eu siga o caminho que o meu avô seguia. A minha irmã é casada com um homem de sucesso e vive me dizendo que eu devo seguir os caminhos que o meu cunhado seguiu para que eu tenha sucesso. O meu irmão mais velho é um dos experts em artes marciais e quer que eu siga a arte marcial também como ele segue. Então eu resolvi me internar aqui, e consegui a internação."

"Mas, por que?"

"Porque aqui pelo menos eu posso ser quem eu sou."

Vejam meus irmãos,que pode ser que tenha sido uma ironia, pode ser inclusive, que esse rapaz fosse realmente, um doente psiquiátrico, mas naquele momento, ele disse uma grande verdade.

Nós ficamos o tempo todo querendo que os outros sejam como nós queremos que eles sejam.

Será que a verdade da vida se resume nisso, se restringe a isso, a seguirem o meu modelo de ser?

É bastante questionável.

Nós temos que aprender com o espiritismo que cada um segue o seu caminho.

Claro, que o papai e mamãe, darão a diretriz que julguem necessária para o filho, mas o filho precisará aprender a escolher o seu caminho.

Na religião também é assim.

O jovem muitas vezes desiste da religião, eu nem digo só do espiritismo, eu digo também de qualquer religião. Por que?

Em primeiro lugar, porque mesmo instintivamente ele percebe uma incongruência fantástica, papai e mamãe falam uma coisa e fazem outra.

Então, a religião não é boa, seguirei outro caminho.

É importante que as pessoas expressem a sua própria atitude para que o exemplo possa servir para o próximo.

Mas não é importante que as pessoas impregnem no próximo aquilo que elas julguem correto.

Que Jesus nos abençoe.

Desse seu irmão Militão Pacheco.

Psicofonia recebida no Nept em 25/05/2011

2 comentários:

Anônimo disse...

POIS É,EU QUERO SER IGUAL A JESUS.

Guilherme Rey disse...

Absolutamente perfeito.