Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 16 de maio de 2011

DE QUE VALE UM SORRISO?




Nós conversamos muitas vezes de que nos parece hipocrisia sorrir constantemente.
Mas será que realmente é hipocrisia o fato de externar de nossa aparência facial, um sorriso, uma expressão de alegria, de satisfação para com a vida.

Na China antiga, o grande mestre Confúcio, contava a historia do Sr.Wong, que era um homem de bem e que se dava muito bem com todos, auxiliava muitas pessoas mas que não tinha amigos.
Passou grande parte da vida como comerciante de uma aldeia no interior da China, vendendo, trabalhando e ajudando a muita gente.
E vivia solitário.
Um belo dia, cansado de sua solidão foi até um determinado vidente, um destes mestres chineses antigos que tinham consigo o conhecimento mais profundo da vida e praticamente em lágrimas perguntou.
Meu senhor, eu não tenho amigos. Eu vivo para ajudar os outros e sou solitário.
O mestre de longa cabeleira branca, abaixou a cabeça por um instante e após uma pequena reflexão dirigiu a palavra ao Sr. Wong.
Meu filho, é muito difícil ficar junto de uma pessoa sisuda constantemente.
Eu lhe sugiro que mude a sua feição, a sua fisionomia para que ela se torne mais agradável, mais vistosa e que você possa se tornar uma boa companhia para essas pessoas todas que lhe querem tão bem.
Mas, mestre, eu vivo preocupado.
Como eu vou fazer isso?
Eu tenho tantos atributos, tantos afazeres, tantas responsabilidades.
Pois bem meu filho, eu vou lhe providenciar uma máscara que se ajustará perfeitamente ao seu rosto. E essa máscara estampará um ar de alegria, não de deboche, não de cinismo, mas um ar de alegria, para que você consiga convencer as pessoas que não é desagradável e que você não externa as preocupações por mau humor.
Mas tem um detalhe. Se um dia você tirar a máscara, ela nunca mais poderá ser colocada.
E o Sr.Wong saiu com a máscara perfeitamente adaptada ao seu rosto.
E não é que daquele dia um diante as pessoas lhe dirigiam mais a palavra, começaram a freqüentar sua casa, compartilhar com ele de alegrias, de festas, de festejos, de comemorações.
Porém passados alguns anos, o Sr.Wong, percebeu que aquilo tudo era falso e resolveu de uma vez só, tirar a máscara sabendo do risco de que não poderia mais colocá-la. E tirou.
Mas, qual não foi a sua surpresa que em decorrência das amizades, em decorrência do convívio com tantas pessoas queridas o seu rosto já expressava a mesma alegria da máscara e a sua vida finalmente, teve um encaminhamento mais adequado e feliz.

Vejam meus irmãos como é importante a nossa postura diante da vida.
O que nós fazemos, o que nós externamos é semente para o futuro.
Quando não fazemos o bem, não colhemos o bem, mesmo nas pequenas expressões, nessas que nos parecem hipocrisia, nós nos ajudamos a nós mesmos.
Então sorrir, não é hipocrisia.
Muitas vezes é um gesto de caridade para com os outros e para conosco.

Que Jesus nos abençoe.

Psicofonia recenida no Nept em 11/05/2011

Um comentário:

Ivani Silva disse...

É, eu sempre achei que sorrir ,mesmo quando não se tem vontade , apenas para demonstrar uma aparência aos outros ,seria uma hipocrisia. Acho que preciso rever os meus conceitos,afinal de contas, que mal pode haver num sorriso ,mesmo que ele não seja assim tão espontâneo ? Preciso adquirir o hábito de sorrir mais...