Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Misericórdia





Essa palavra remete a uma postura muitas vezes difícil para qualquer pessoa!

Para algumas pessoas ainda tem o fator agravante de inspirar certa “troca” na postura, isto é, dá a impressão de que ao ser misericordioso, recebe-se misericórdia dos demais...

Mas, na verdade, entender assim, é o mesmo que ter uma postura “mercenária” para com a Vida, já que a misericórdia efetivamente não implica em obter retorno.

E é curioso, pois, ao mesmo tempo é facilmente observável que quando despejamos para o mundo uma atitude ética e moralmente adequada, ele nos devolve de modo natural a mesma condição.

Claro que isso não é aplicável em todos os níveis da consciência humana, por conta de estar a humanidade convivendo entre si com vários níveis de desenvolvimento espiritual, quer dizer, há pessoas com elevado grau de esclarecimento moral convivendo com outras de compreensão limitada para com a Vida.

Assim, muitas vezes o misericordioso recebe pedradas em retorno à sua atitude pacífica na experiência familiar e social.

Então, na verdade, a prática da misericórdia, e entenda-se aqui a questão da compaixão para com tudo, a postura de complacência para com todos, ou pelo menos o máximo possível em determinadas circunstâncias, não traz absolutamente a garantia de que o indivíduo tenha reconhecimento dos demais.

Fácil de entender simplesmente observando a história do Cristo e, ainda, de todos os seus prepostos, isto é, seus verdadeiros seguidores, mesmo aqueles que o precederam na experiência da Terra.

Por outro lado, se não tivermos postura misericordiosa diante das dificuldades da vida, teremos qual atitude que seja realmente curadora?

A revolta auxilia? A indignação instrui? A insatisfação constrói?

Nada disso!

Mas o perdão repara, o reconhecimento ampara, a gratidão acalma, a misericórdia eleva!

Se for para praticar o bem, que o façamos pelo próprio bem, sem aspirar por nada em troca, pois se assim for, o bem deixa de ser ele mesmo.

É preciso compreender que a adequada postura ética traz o bem por si mesmo, sem que seja necessária qualquer necessidade de moeda de troca.

Aliás, quanto mais se pratique a misericórdia, maior é a elevação íntima e isso, por si, já é o bastante para causar conforto interior e equilíbrio na conquista da harmonia tão almejada por cada um.


Militão Pacheco

Um comentário:

Luis disse...

Bom dia Dr Carlos, sugiro a colocação da frase abaixo no NEPT junto com as demais no quadro (em destaque):
"Mas o perdão repara, o reconhecimento ampara, a gratidão acalma, a misericórdia eleva!" (Militão Pacheco)
Muito boa.