Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 6 de junho de 2014

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 25ª. parte


A Grécia e os Emissários do Cristo.

Continuando os estudos sobre a Antiga Grécia, no qual já aprendemos a respeito da influência da cultura grega nas atuais civilizações ocidentais e também sobre Esparta, cidade que virou símbolo de totalitarismo e autoritarismo.

Agora vamos a outro extremo.

Vamos estudar a cidade ou "pólis" de Atenas, berço de cultura e progresso.
Atenas é a capital e a maior cidade da Grécia.

Famosa por ter sido uma poderosa cidade e centro cultural da antiguidade.

Fundada há mais de seis mil anos, é uma das cidades mais antigas ainda habitada pelo homem na atualidade.

Ela recebeu este nome em homenagem à deusa Atena, também conhecida como Palas Atena, na mitologia grega, a deusa da guerra, da sabedoria, das artes, da justiça e da habilidade.

A deusa Atena era a representante da cidade de Atenas.

Esta foi uma das principais cidades na Grécia Antiga, principal centro cultural e intelectual do ocidente.

Berço da verdadeira democracia, seu povo amava a liberdade, formado por Espíritos que se dedicavam à cultura, e às artes.

A influência de Atenas, no culto da vida, da criação e da beleza em outras civilizações foi muito grande e de fundamental importância, até para o Império Romano.

Seus legisladores tinham como representante Sólon, considerado um dos sete sábios da Grécia Antiga, e pai da democracia.

Segundo texto atribuído a Higino (escritor da Antiga Roma), os sete sábios são:

• Pítaco de Mitilene (estadista e legislador)
• Periandro de Corinto (segundo tirano de Corinto)
• Tales de Mileto (filósofo)
• Sólon de Atenas (legislador, jurista e poeta)
• Quínom de Esparta
• Cleóbulo de Lindos (governou como tirano)
• Bias de Priene (filósofo)

Sólon criou a "Eclésia", assembleia popular, da qual participavam todos os homens, nascidos em Atenas, livres e maiores de 30 anos. Aristóteles o definia como “Arbitro da Constituição”. Sólon também foi responsável por:

1. Abolir a escravidão por dívidas;
2. Reforma do sistema ático de pesos e medidas (ático = regiões);
3. Reforma timocrática ou censitária, era um conselho com objetivo de organizar os trabalhos da assembleia do povo, a Eclésia;
4. Criou o tribunal de justiça.

Sólon reformou as leis de Drácon, legislador que deu início ao direito penal. As leis de Drácon eram muito severas e a reforma de Sólon, desagradou a aristocracia. Grandes legisladores atenienses eram filósofos e poetas, assim como, Sólon, reformaram os sistemas de leis e sociais, protegendo as classes pobres e desvalidas.Atenas ao contrário de Esparta, acolhia os estrangeiros, protegia o trabalho, incentivava o comércio.

Atenas exportava: azeite, chumbo, bronze, prata, cerâmica e vinho e importava: de 2/3 à ¾ de seus alimentos. Havia também incentivo as indústrias, que podem ser representadas, por artesãos e operários que fabricavam: tecidos, sandálias, armas, ferramentas, cerâmicas e vidros.

E na agricultura havia o cultivo de oliveiras, videiras, trigo, cevada e a criação de cabras, ovelhas, porcos e cavalos.

Em Atenas, como já foi citado, iniciou-se a verdadeira democracia, onde a vontade do povo era consultada.

A democracia praticada em Atenas, serviu de modelo para as democracias modernas, que se organizaram, para as transições do século XX (Emmanuel escreveu o livro, A Caminho da Luz em 1938), que "haverá de substituir todas as doutrinas e regimes que impõe a força e a violência".
Todas as experiências no campo sociológico, e cultural, na Antiga Grécia, assim como, todos os outros povos da antiguidade foram acompanhadas de perto pelos prepostos de Jesus, lógico, sempre respeitando o livre arbítrio individual e coletivo.

Durante toda a história da humanidade, Jesus enviou seus representantes, que reencarnaram como missionários no seio de todos os povos, para ajudá-los a progredir moralmente e culturalmente e, inclusive, materialmente.

Isso era necessário para preparar aqueles Espíritos, para a vinda do Cristo, que já estava programada desde os primeiros tempos.

Mesmo com todas as dificuldades, das lutas renovadoras, há mais de dois mil anos, o Evangelho de Jesus aguarda que sua semente germine e floresça no entendimento e no coração dos homens.


Até breve...

Nenhum comentário: