Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Mão esquerda



Você gosta de praticar a caridade!

Que coisa maravilhosa!

Mas saiba que até mesmo a boa vontade precisa de cuidados específicos que demandam gerar atitudes que evitem o mal entendimento do gesto que naturalmente envolve a tentativa do exercício da caridade.

Por exemplo, quem pratica a caridade e não se importa de se mostrar como caridoso deixa claro sua vaidade!

Quem faz o bem com segundas intenções e aspirando transformar o pensamento alheio não passa de um tirano!

Aquele que faz uma pequena doação apenas com o intuíto de se livrar do pedinte demonstra sua displicência!

Se o móvel da caridade é o de exibir a posição social ou as conquistas acadêmicas fica evidente de que o "caridoso" é ingênuo e tolo!

Quando se observa alguém doando algo com o objetivo de ter algo em retribuição reconhece-se o ambicioso.

Observa-se claramente a maldade diante de uma obra de caridade, seja qual for seu tamanho, quando ela tem como pano de fundo o ensejo de humilhar!

Mas, nota-se também atos de gentileza que têm por foco apenas observar a intenção alheia, desvendando a desconfiança em atitudes aparentemente bondosas!

Por fim, uma situação bastante comum daquilo que se costuma chamar de "caridade" é o desejo de "prender" alguém e explorá-lo de alguma maneira, o que caracteriza clara atitude criminosa para com o próximo...

Como se pode ver, reconhece-se aquele que dá pela forma que a "caridade" é praticada!

E o melhor disso tudo é que há entre todos aquele que pratica a caridade desinteressada, sem cobrança, desejoso apenas de fazer algo de bom para o próximo!

Esse é o verdadeiro discípulo do Evangelho, pois compreende que a caridade deve ser, antes de tudo, silenciosa!

Divulgar a caridade como troféu de conquista moral é o mesmo que se denunciar falível na Seara do Cristo na prática da Caridade verdadeira!

Por isso o Divino Médico das Almas declarou: "Guardai-vos, não façais as boas obras diante dos homens, com o fim de serdes visto por eles, de outro modo não recebereis a recompensa de vosso Pai que está nos Céus. Quando pois derdes esmolas, não façais tocar a trombeta diante de vós, como praticam os hipócritas nas sinagogas, e nas ruas, para serem Honrados dos homens, em verdade vos digo, que eles já receberam a sua recompensa. Mas quando derdes esmolas, que não saiba a vossa mão esquerda o que faz a direita. Para que a esmola fique escondida, e vosso Pai que vê o que o que vós fazei em secreto, vos pagará."



Mensagem recebida no NEPT em 27 de junho de 2014
Pedro de Camargo

Nenhum comentário: