Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Compreensão


Quando se fala em compreender pode se perceber que a palavra compreensão tem um sentido mais profundo do que simplesmente entender.

Compreensão é uma coisa mais compromissada, mais comprometida, mais envolvida.

Quando se compreende alguém consegue conviver com esse alguém apesar de todas as dificuldades que esse alguém tenha.

É como diz o dito popular: “ama-se a pessoa como ela é”.

É justamente por compreender, que o compreender dá uma condição para aquele que compreende de estar acima das dificuldades do próximo.

Tanto é assim, que se pode dizer que toda pessoa que seja um poliglota e que fale inclusive a língua dos espíritos, no intercambio entre os espíritos, se estiver nesse trabalho mediúnico e não compreender os espíritos, não tem valor.

O mesmo se pode dizer de alguém que já tenha conquistado a fé: nós sabemos a dificuldade que é ter fé e a conquista da fé infere em muita luta, em muito esforço, em muita disciplina para que se tenha a fé dentro do próprio coração.

E mesmo que a pessoa tenha fé se não compreender o próximo, não tem valor.

E se a pessoa for muito caridosa, doar tudo o que tem de material, entregar tudo o que tem para as pessoas mais necessitadas, se ela não compreendê-las, também não tem valor.

A compreensão leva a pessoa abrir mão de tudo.

A caridade sem a compreensão não é a caridade na acepção da palavra, é uma caridade superficial porque a verdadeira caridade envolve a compreensão do próximo.

É muito importante nós termos essa noção porque nós vivemos com pessoas muito diferentes de nós e raramente nós as compreendemos.

O melhor esforço de todos para qualquer um de nós é fazer dentro de si a transformação necessária para compreender os limites das pessoas com quem nós convivemos.

Imagine por exemplo uma mãe com duas crianças que tem toda a energia que têm e que ficam brincando e gritando, falando alto e pulando, se a mãe não tiver compreensão de que aquelas crianças são crianças, vai faltar com a caridade, vai faltar com a sua responsabilidade, vai deixar de ser mãe, vai deixar de ser educadora e vai ser uma crítica, uma pessoa mal humorada porque não compreende que as crianças são apenas crianças.

Assim é a vida.

Procuremos compreendê-la.

Que Jesus nos abençoe.

Psicofonia recebida no Nept em 16/07/2014

Nenhum comentário: