Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Ensinando o caminho


Quando alguém é advertido, pela razão que seja, precisa refletir quanto à origem da advertência, pois elas, as advertências, faem parte da economia da Vida, sendo momentos consideráveis para a Vida de qualquer pessoa.

É certo que não é agradável ser repreendido ou repreendida, mas quando isso acontece, é o caso de questionar a si mesmo qual o porquê da chamada de atenção, através da auto-análise cuidadosa com relação às posturas tomadas diante das circunstâncias que geraram o ocorrido problema.

É lícito pensar, também, que as advertências têm papel importante para todos os Seres humanos, já que é através da compreensão dos limites e dos erros que se pode efetivamente mudar de atitude e correr para a direção da própria evolução.

Observe o escultor que, para extrair a forma que deseja da pedra bruta, necessita burilá-la com cautela através de golpes precisos e bem dirigidos.

A advertência deve, portanto ser um ato de educação por parte daquele que a executa, efetuado com compaixão e respeito, assim como deve ser recebido pelo advertido como óleo para lubrificar as juntas dos pensamentos, permitindo o livre fluxo de ideias produtivas e justas.

Ao se curar uma enfermidade do comportamento ou da Alma, através da repreensão, não se deve partir para a humilhação de quem seja advertido.

Quem efetivamente quer auxiliar adverte com proveito real, colocando-se como educador, atuando com compaixão, embora tendo a postura que se pode compreender como sendo dura, mas sempre doce.

Ninguém está verdadeiramente acima de ninguém para que se possa colocar como se fosse superior aos demais e é necessário recordar disso ao lidar com qualquer pessoa com a qual se possa relacionar, seja pela razão que for.

Ao repreendedor a sugestão de agir com maturidade, cautela, serenidade e discrição.

Ao repreendido a sugestão de receber a advertência com maturidade, cautela, serenidade e discrição.

Para ambos o ensejo de que aproveitem a oportunidade para evoluir espiritualmente em seu próprio benefício em uma ocasião como esta!




Mensagem recebida no NEPT em 04 de julho de 2014
Militão Pacheco

Nenhum comentário: