Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 3 de dezembro de 2011

Mediunidade e obsessão




O estudo da obsessão é dos mais necessários no Espiritismo, dada a diversidade dos processos obsessivos.

De acordo com o pensamento de Allan Kardec, exposto em «O Livro dos Médiuns», enriquecido pela opulência da literatura mediúnica específica de Francisco Cândido Xavier, a obsessão pode começar através de uma influenciação discreta, aparentemente simples, daí evoluindo para a fascinação.

O caminho a percorrer é sutil e longo, desenvolvendo-se para formas complexas e perigosas que podem chegar ao desequilíbrio total.

Fascinação é a ilusão produzida pela ação direta de Espírito moralmente inferiorizado, na escala evolutiva, mas lúcido e consciente, sobre o pensamento do médium, mais ou menos sensível.

A ação inteligente, habilmente conduzida, perturba o raciocínio da criatura.

Não aceita outra coisa senão aquilo que lhe vem à mente, com sutileza, com vistas a determinado objetivo visado pelo Espírito, geralmente de origem vingativa.

Todos percebem a fascinação, menos o fascinado.

Os valiosos antídotos da fascinação - leitura e prece, estudo e trabalho sério - são recusados.

A obsessão simples é outra etapa do processo de dominação elaborado pela entidade.

A criatura sofre a influência de entidades menos felizes, algumas desejosas de prejudicá-la.

E de outras, simplesmente pelo prazer de praticar o mal, qual ocorre no plano físico.

Tal vida, tal morte, já diziam os antigos.

De modo geral, a obsessão simples não tem raízes no pretérito. Pode surgir no presente, pela invigilância da pessoa - invigilância moral.

O obsediado simples pode transformar-se em verdadeiro obsediado e até num "possesso" (o termo possessão não é tido como uma realidade por Allan Kardec, aqui, é apenas uma força de expressão).

Se não houver reação positiva, enquanto for tempo, nem assistência adequada, no tocante à renovação íntima, ao trabalho do bem, que assegurem mudança de comportamento, a obsessão evoluirá para formas mais graves, em contínua progressão para a "possessão" e a subjugação.

Ao domínio moral, pode seguir-se o domínio corporal, produzindo a subjugação.

"Possessão" e subjugação caracterizam-se pelo inteiro controle do Espírito sobre o encarnado.

São casos difíceis, porque tendo a criatura perdido, pouco a pouco, o poder de reação, a capacidade de antepor sua vontade à do obsessor, a cura exigirá maior esforço dos Amigos Espirituais e dos auxiliares encarnados.

Na "possessão" e na subjugação, os Benfeitores têm de curar dois ou mais enfermos: o encarnado e/ou os desencarnados.

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