Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sonhos





O sonho é considerado pela Doutrina dos Espíritos como a libertação da alma, durante a qual o Espírito, envolto pelo perispírito, tem condições de vivenciar o “outro lado da Vida” e entrar em contato com a realidade do mundo espiritual.

Há sonhos que são efetivamente premonitórios, como há também aqueles que representam vivência na Vida Espiritual e outros que são simples recordações do cotidiano codificadas para uma linguagem que ainda não conhecemos minimamente, esta linguagem espiritual.

Há, também, os sonhos que apenas descarregam as necessidades, as aspirações e as frustrações, gerando imagens ideatórias, quer dizer, cenas que concretizam os anseios, os desejos, pelo menos em sonhos, o que não quer dizer que venham a acontecer.




Grande número de pessoas valoriza em demasia os sonhos, esquecidos ou ignorantes (no bom sentido) de que a maior percentagem dos sonhos representa apenas a tal codificação ainda não bem compreendida pelas pessoas encarnadas e pela maioria dos desencarnados.

O cérebro não é capaz de registrar com precisão adequada as verdadeiras experiências que o Espírito vivencia, por se tratar de uma estrutura de natureza diferente, isto é, material. Por mais impressionantes sejam as lembranças referentes ao sonho, estarão distantes dos fatos vividos no mundo das idéias.

Não se pode deixar impressionar efetivamente por acontecimentos experimentados nos sonhos, já que eles não terão representatividade em nível de autenticidade na vida de relação do encarnado, ainda que sejam sonhos ricos em conteúdo, marcantes pelas impressões que deixem ou com teor aparentemente profundo.

Eventualmente pode-se ter uma experiência destas que represente uma real vivência espiritual. Mas esta vivência, quando construtiva, não abalará quem a tenha. A não ser que se trate de uma particularidade obsessiva. Entretanto, este é outro capítulo para se estudar e conversar em se tratando de Doutrina Espírita.




Ésper

Nenhum comentário: