Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 29 de março de 2012

Estudos Sobre os Livros de Chico Xavier




A Psicologia contida nos livros.

Nosso Lar

“Quando o servidor está pronto o serviço aparece”. Nota de chamada da Obra Nosso Lar, 1943, ditada pelo Espírito André Luis.

1. “Todo o leitor precisa analisar o que lê”. “O intercambio com o invisível é um momento sagrado, em função restauradora do Cristianismo puro”. Para tanto, precisamos, “em verdade, do Espiritismo e do Espiritualismo, mas muito mais, de Espiritualidade”.

2. A ORAÇÃO NA PSICOTERAPIA ESPÍRITA: “Às almas aflitas e cansadas recomenda-se a Oração como lenitivo para o esgotamento emocional”. No capítulo 2 da Obra Nosso Lar, André Luis, Espírito, afirma que: “é preciso haver sofrido muito, para entender todas as belezas da Oração”.

“As vibrações mentais durante a prece produzem imagens e carreiam energias balsamizantes”. “Há chuvas que destroem e chuvas que criam. Lágrimas há também, assim, é lógico que o Senhor não espera por nossas rogativas para nos amar, no entanto, é indispensável nos colocarmos em determinada posição receptiva, a fim de compreender a infinita bondade”.

3. “Para crescer necessitamos de realizações nobres e a realização nobre exige três requisitos fundamentais: Primeiro, desejar; segundo, saber desejar; e, terceiro, merecer”.

4. TERAPIA DA ALIMENTAÇÃO: “Estamos numa fase em que necessitamos nos adaptar as Leis da Simplicidade. Estamos entrando na era da espiritualização. Busca eliminar metodicamente todas as expressões de vida que nos proporcionem fenômenos puramente materiais será um grande passo no tratamento das sensações e emoções”.

5. MAGNETISMO: “Vemos a ação do magnetismo humano na água, fluido criador, que absorve, em cada lar”, as características mentais de seus moradores. A água carreia as expressões de nossa vida mental. A fluidificação da água, a benção do copo d’água e a sua magnetização." “Nociva nas mãos poderosas, útil nas mãos generosas”.

“O Espírito onde estiver é núcleo irradiante de forças que criam, transformam ou destroem exteriorizadas em vibrações”.

6. AMOR ALIMENTO DAS ALMAS: “A Alma em si se nutre de Amor”.

“A vida terrestre se equilibra no Amor, sem que a maior parte dos homens se aperceba. Almas gêmeas, almas irmãs, almas afins, constituem pares e grupos numerosos. Unindo-se uns aos outros se amparando mutuamente, conseguem equilíbrio no plano de redenção. Quando, porém, faltam companheiras as criaturas menos fortes costuma sucumbir em meio à jornada”. “Nem só de pão vive o homem”.

7. NOÇÕES DE LAR: “O lar é como se fora um ângulo reto nas linhas do plano da evolução divina. A reta vertical é o entendimento feminino, envolvido nas inspirações criadoras da vida. A reta horizontal é o sentimento masculino, em marcha de realizações no campo do progresso comum. O lar é o sagrado vértice onde homem e mulher se encontram para o entendimento indispensável. É templo, onde as criaturas devem unir-se espiritualmente antes que corporalmente”.

Essencial a ‘conversa’, o diálogo... Apaga-se a beleza luminosa do amor, quando os cônjuges perdem a camaradagem e o gosto de conversar”.

“Vão para a mesa inquietos e neurastênicos emitindo fluidos pesados e venenosos, que se misturam automaticamente aos alimentos...”.

8. SABER OUVIR: É UMA ARTE. “Ouvir para levar auxílio justo. E não somente para participar do desequilíbrio e da neurose”. “Deixemos os mortos enterrarem seus mortos”. “Abandone quanto lhe seja possível os propósitos de mera curiosidade; não deseje personificar a mariposa, de lâmpada em lâmpada”.

9. CURIOSIDADE: “A curiosidade sadia, pode ser zona mental muito interessante, mas perigosa, por vezes. Dentro dela, o espírito desassombrado e leal consegue movimentar-se em atividades nobilitantes; mas os indecisos e os inexperientes podem conhecer dores amargas, sem proveito para ninguém”.

Atenção: “Aprenda a construir seu círculo de simpatias e não olvide que o espírito de investigação deve manifestar-se após o espírito de serviço. Pesquisar atividades alheias, sem testemunhos no bem pode ser criminoso atrevimento. Muitos fracassos, nas edificações do mundo, originam-se de semelhante anomalia”. “Todos querem observar, raros se dispõem a realizar”.

“Trabalhe pelo bem dos outros para que possa encontrar o seu próprio bem”. “O espírito de serviço fornece tônicos de misterioso vigor”.

10. “O pensamento é a linguagem universal. A criação mental é quase tudo em nossa vida. O pensamento é a base das relações espirituais dos seres entre si”.

11. CASAMENTO: Por que condenar ao homem e a mulher que se casaram mais de uma vez? Há milhões de criaturas nessas condições." “O Mestre nos prometeu a vida dos Anjos, quando se referiu ao casamento na Eternidade”.

“O verdadeiro casamento é de Almas e essa união ninguém poderá quebrantar”. Há casamento de Amor, de fraternidade, de provação, de expiação, de dever’, de missão. “A união esponsalícia não deve trazer o esquecimento da vida social”.

12. CASAMENTO E SEXO: “É necessário, sobrepor a tudo os princípios de natureza espiritual”.

13. MEDO: Exercícios contra o medo. “Elevada percentagem de existências humanas estranguladas simplesmente pelas vibrações destrutivas do terror, que é tão contagiante como qualquer moléstia de perigosa propagação. O medo é um dos piores inimigos da criatura, por alojar-se na cidadela da Alma, atacando as forças mais profundas. O treinamento contra o medo é fundamental e esta muito acima das próprias lições de enfermagem. A calma é garantia de êxito”.

“Medicina preventiva, como medida primordial para a paz interna; assim é necessária condição de defesa contra o mal, acima das conveniências formais, sem repouso, e trabalho permanente no bem”.

“Preparação religiosa, não política, iluminando o raciocínio para a vida eterna. Com um sacerdócio cuidando essencialmente da Verdade de Deus. Assim inspirar-se-ão a fé e a confiança. Homens espiritualizados para o trabalho sério, coragem”.

14. PENSAMENTO: Quando nos unimos aqueles a quem amamos, ocorre algo de confortador e construtivo em nosso íntimo. É o alimento do Amor. ...Os “pensamentos se entrelaçam, formando núcleos de força viva, através dos quais cada um recebe o seu quinhão de alegria ou sofrimento, da vibração geral. É por essa razão que, no planeta, o problema do ambiente é sempre fator ponderável no caminho de cada homem. Cada criatura viverá daquilo que cultiva. Quem se oferece diariamente à tristeza, nela se movimentará; quem enaltece a enfermidade, sofrer-lhe-á o dano”;

15. NO TESTEMUNHO: Toda a criatura no testemunho deve proceder como a abelha, acercando-se das flores da vida, que são as almas nobres, no campo das lembranças, extraindo de cada uma a substancia dos bons exemplos, para adquirir o mel da sabedoria.

COMENTÁRIOS

“A vida continua além da vida”. “A morte é o jogo escuro das ilusões”.

Na verdade tudo é vida. Espiritualidade significa estar de posse do Subconsciente que ninguém consegue dizer o que seja e onde está.

A Oração é um componente da Meditação ou, melhor dizendo, é uma faze da Meditação...

Desejar esta para a vontade ativa; saber desejar para o trabalho persistente e merecimento justo.

A psicologia espírita nos apresenta estudos valiosos e métodos a seguir, se não seria inócua a obra Nosso Lar, teria sido perda de tempo.

Estudar e aplicar técnicas de respiração e da “absorção de princípios vitais da atmosfera” são métodos de espiritualização; bem como a água misturada com elementos solares,...e magnéticos (fluidoterapia) e alimentação convencional balanceada; para tanto a ciência do nutricionismo se constitui de valioso auxiliar na terapia da alimentação para o controle e aprimoramento dos sentimentos.

Eis aí as formas-pensamento dos egípcios, a ideoplastia do pensamento que plasma formas e sinais nas crianças e nas fotografias. É pelo pensamento que os homens se encontram. “Toda a alma é imã poderoso”.

Hoje é comuns os moradores de uma mesma casa tomarem as refeições com a TV ligada transmitindo notícias de acidentes e catástrofes, sem contar as novelas que são distribuições de neuroses; e a noite dormem com a dita TV ligada nos quartos com programação de violência e de terror...

O Sonho é um estado de emancipação da Alma.

Devemos ser irmãos. Unem-se comumente corpos casam-se dificilmente espíritos.

Quem entroniza o Otimismo terá saúde e alegria.

Nenhum comentário: