Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 30 de março de 2012

Reencarnação e evolução




Cada encarnação encontra, na alma que recomeça vida nova, uma cultura particular, aptidões e aquisições mentais que explicam sua facilidade para o trabalho e seu poder de assimilação; por isso dizia Platão: “Aprender é recordar-se!”

Há quem não consiga acreditar nisso, mas os fatos da vida mostram a todo momento como a convivência tem construído existências e vidas em comum, no reencontro sucessivo de corações envolvidos em processos de reconstrução, construção e formação de ideais.

São tão comuns os reencontros, que, quando conduzidos de modo adequado, fazem deixar para a humanidade algum legado positivo e quando mal conduzidos, infelizmente produzem um legado infeliz.

Almas gêmeas evidentemente não existem na acepção do termo, mas criaturas com afinidades imensas que "marcam encontro" para prosseguirem com apoio recíproco, isso não se pode negar.

Infortunadamente muitos desses reencontros acontecem em palco da vida que não se constitui em cena favorável para que as pessoas possam concretizar sonhos comuns, pois, em função disso, de atentarem para o que guardam para si, graças ao eventual egoísmo, acabam gerando devastações em torno de si, causando algum lastro de destruição para com os que os acompanhem na experiência vigente.

Para que as almas se reencontrem, é necessário, também, o mérito para a oportunidade. De ambas as partes. Não adianta apenas se reconhecerem e decidirem a conviver em conjunto, se todo o ambiente em torno não é favorável. É preciso respeitar os limites que a vida atual oferece, para não gerar mais dor do que já se tem.

É preciso respeitar a vida como ela é e cumprir com os compromissos já assumidos, evitando contestar o incontestável, pois somente assim, com a sequência de reencarnações, haverá condição para claramente se poder evoluir, pois, quando se nada contra a correnteza, forçando a vida a assumir postura oposta ao fluxo natural, na verdade se assume os riscos da incerteza e das consequências referentes aos outros.

A evolução efetivamente acontece a cada encarnação. Mas os recursos para essa evolução são escolhidos por cada ser humano, nas escolhas que faz. Quem procura o caminho da serenidade, encontra a evolução lenta e progressiva do amor, mas quem busca apenas o caminho da satisfação pessoal, encontra o torvelinho das dores indiziveis, encarnação a encarnação, até que se depure para poder existir livre de impedimentos que tenha criado no correr da sequência delas, das encarnações.

Militão Pacheco

Nenhum comentário: