Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Renovar




Se há algo que podemos mudar na vida é somente nosso interior.

Não é possível mudar absolutamente nada dos outros.

Aquilo que está conosco, em nosso íntimo, é totalmente passível de ser modificado, como o modo de pensar e o comportamento.

Entretanto, olhando para as demais pessoas, podemos apenas constatar como elas se comportam, nada mais.

Nem mesmo direito a julgar nós temos, embora façamos isso contundentemente e continuamente.

Se há algum modo de fazer com que elas mudem de atitude, de modo verdadeiro, é apenas através do nosso exemplo, pois qualquer outro método passa a ser imposição ou condução.

Seja impondo ou conduzindo, providenciamos um processo de mudança de comportamento para os outros que transferiria para nós mesmos as responsabilidades dos seus atos.

Não importa assumir a responsabilidade alheia.

Importa assumir a própria responsabilidade para com as atitudes que nós mesmos tomamos e não “importar” a dos outros para o próprio território.

Não podemos mudar o destino de uma árvore. A semente dará origem a uma árvore que gerará flores e frutos de acordo com o que está gravado nas informações genéticas dela.

Podemos escolher o lugar onde plantar, as condições do solo, a adubação, mas, independente disso tudo a árvore dará seus frutos como é seu destino, se as condições lhe forem favoráveis.

Se há algo que queiramos fazer para melhorar o mundo, que comecemos a providenciar as mudanças internas, pois elas ajudarão a conduzir, de modo espontâneo, as mudanças externas.

Impor é o mesmo que ditar, como fazem os ditadores.

Conduzir é o mesmo que tirar a liberdade, como fazem os hipnotizadores.

É preciso nos perguntarmos se gostaríamos que qualquer destas posturas fossem tomadas conosco antes de partirmos para elas diante de outras pessoas.



Psicografia recebida no NEPT em 28 de janeiro de 2013
Albino Teixeira

Nenhum comentário: