Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sectarismo




O apóstolo Paulo em sua epístola aos Romanos, diante das dificuldades que os romanos enfrentavam, por conta da novidade do cristianismo renascido ou recém nascido, diante da humanidade, exorta a todos eles uma particularidade extremamente importante, porque haviam embates profundos na época, logo após a passagem do Cristo na terra.

Muitos acreditavam ser totalmente portadores da verdade em suas características religiosas, em suas escolhas religiosas.

Desta forma, mesmo dentro do cristianismo recém-nato, podíamos ver, já na época, as divisões, cada uma dela sendo dirigidas por falsos profetas, que declaravam ser os portadores da verdade.

E até hoje, mais de dois mil anos depois do Cristo, nenhuma religião carrega consigo a verdade absoluta, assim como naquela época, em que o cristianismo era uma novidade mal conhecida, mal divulgada, transmitida de boca a boca e transformada de lábio a lábio.

Por isso, Paulo diz: “Glória porém e paz a todo aquele que obra o bem”, porque não importa qual a expressão religiosa, se eu posso me expressar assim, que comporta dentro de si a presença da verdade.

O que importa, verdadeiramente, para qualquer criatura na terra é a pratica do bem e nós espíritas ou aspirantes a espíritas, não devemos nos julgar como donos da verdade.

É certo que o espiritismo é a fé raciocinada; é certo que nos traz a luz e a compreensão da vida, da morte e da vida após a morte, alem do intercâmbio entre as duas esferas.

Se formos analisar é a única religião que carrega em seu bojo propostas racionais e não dogmáticas.

Entretanto, ainda assim, não detém a verdade absoluta em seu bojo, pois a própria criatura humana não entende o que é a verdade.

Portanto, por se tratar de uma expressão religiosa importante, mas não dona da verdade, seus seguidores não deveriam jamais criticar a qualquer outra expressão religiosa e muito menos arrogar-se direito de ser portador da verdade.

Deveríamos nós todos, isso sim, estimular a religiosidade alheia através do nosso exemplo.

Nós não devemos pregar o espiritismo com palavras ocas, vazias, mas sim com gestos sólidos, consistentes.

Afinal, Jesus é Único e está presente em todas as Vidas, como exemplo, como modelo e aí está o único Caminho, pois Ele contém a Verdade e a Vida!

Que Jesus nos abençoe!

Psicofonia recebida no NEPT em 05 de dezembro de 2012
Militão Pacheco

Nenhum comentário: