Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vive em paz




Na 2a. carta aos Corinthios, Paulo no cap. XIII, vs 11, usa essa expressão: “Vive em paz”.

Essa pequena frase deve nos levar a reflexões profundas, porque nós sabemos que a paz aqui na terra ainda é situação de poucos, não é um privilégio. Não é um privilégio porque não é uma dádiva, não é um dom, não é um presente que cai do céu.

A paz interior, a paz do Cristo é uma conquista de cada um, mas as reflexões se seguem e nós devemos nos perguntar, como conquistar a paz?

A primeira regra é observar o Evangelho do Cristo em todas as expressões do cotidiano. Não há como viver em paz sem seguir as palavras do Mestre Divino; não há como viver em paz se não praticarmos a caridade; a caridade moral.

Aquela que devemos praticar dentro do lar, justamente com as pessoas que pela própria natureza das relações domésticas, são aquelas que nos provocam, porque é com elas que temos os resgates a cumprir.

O caminho da paz é repleto de obstáculos, todos superáveis, não com facilidades, com dificuldades, mas, nós precisamos recordar que essas dificuldades que ora encontramos foram semeadas por nós mesmos.

Então, quando temos um colega de trabalho intolerável; quando nos defrontamos com criaturas complexas diante da vida, não podemos olvidar; não podemos esquecer que isto nada mais é do que o resultado daquilo que semeamos no passado.

Estamos todos no presente colhendo a semente do passado. Estamos todos no presente semeando aquilo que colheremos no futuro.

Se queremos colher paz, devemos semear paz e a semente da paz chama-se caridade.

Que possamos começar agora!


Psicofonia recebida no NEPT em 21 de novembro de 2012
Militão Pacheco

Nenhum comentário: