Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O Espírita no Mundo


Uma determinada pessoa tem uma visão muito crítica a respeito de dirigentes espíritas e afirma que tais pessoas não deveriam se expor e tampouco expor aos próprios centros que dirigem quando da oportunidade de ir ou frequentar festas, festividades, encontros e "bailes" que apresentam efetivamente grau variado de sensualidade e ingestão de alcoólicos, além de pessoas no mesmo ambiente que fazem uso de entorpecentes.

Mas, ao mesmo tempo, esta pessoa era dirigente espírita e gostava muito de dançar...

Claro que tinha imensa vontade de ir a tais festividades, mas controlava-se até em demasia, "para dar o bom exemplo"!

É o caso de se questionar a validade desta postura exagerada diante das experiências que a Vida oferece para todos nós.

O que importa realmente é questionar a nós mesmos com relação a todas essas oportunidades de convívio com pessoas queridas pode nos oferecer.

Sim, questionar a nós mesmos se nós, ao irmos a uma festa qualquer, por exemplo, estaremos lá ingerindo alcoólicos em excesso, se estaremos participando do consumo de entorpecentes ou mesmo distribuindo sensualidade por todos os poros da pele!

Se nossa postura é adequada, correta, respeitosa e dentro de limites que nos permita conviver com as pessoas a quem queremos bem, não há nada de errado em passar uma noite com gente querida!

Precisamos lembrar a existência de uma expressão: puritanismo, que nasceu de um grupo de religiosos que tinham posturas radicais que dariam importância para o comportamento excessivamente contido quanto às questões da sensualidade e da moral cristã.

Os puritanos eram, também, uma doutrina fundada por um francês no século XVII, mas tomaram fama pela sua postura radical quanto aos "bons costumes", deixando de compartilhar com a vida social da época.

Os Espíritas, os autênticos Espíritas, entretanto, não precisam se comportar como puritanos, de modo algum!

Basta ter bom senso e equilíbrio em suas atitudes, para não comprometer a si mesmos, ao centro espírita que eventualmente dirijam ou frequentem, além, evidentemente, da própria Doutrina que desejam seguir: a Doutrina Espírita!

O Espírita vive sem excessos.

Busca o equilíbrio que o mantenha lúcido e consciente de seus pensamentos, de suas palavras e de seus gestos para com os semelhantes, nunca faltando o respeito para com Instituição alguma ou com quem quer que seja.

Não vive em orações exteriores, mas em postura contemplativa diante de si, do próximo e do Criador!

Nào precisa tolher seu convívio social, pois sabe que é o "homem do Mundo" e faz parte dele e de seus compromissos, sempre com o pé no chão e com responsabilidade!

Dança, brinca, tem alegria e festeja!

Sem abusos, sem excessos!

Com o sincero desejo de aproveitar o convívio com as pessoas que quer bem para compartilhar os bons momentos que a Vida oferece nestes encontros!



Mensagem recebida em 10 de dezembro de 2013
Militão Pacheco

Nenhum comentário: