Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Hipocrisia


Fingimento, falsidade, fingir sentimentos, crenças e qualidades de que não dispõe é do que se trata a hipocrisia.

O hipócrita é um mentiroso confesso!

Mas há um detalhe do que pode se entender como hipocrisia que não se encaixa neste contexto real e é quando temos de conviver com alguém de quem não gostamos muito apenas para cumprir compromissos de trabalho ou social.

Neste caso, não se trata de hipocrisia, mas de diplomacia!

Sim, ser educado ou educada em determinadas situações não é hipocrisia, mas sim uma questão de bom senso, pois não há sentido em se fazer de difícil em situações delicadas nas quais é necessário manter uma postura educada!

A hipocrisia, antes de tudo, é uma atitude na qual temos por intuíto o prejuízo de uma relação e quando não se aplica este objetivo, ao contrário, há uma tentativa de preservar o ambiente que se frequenta, o correto é afirmar que há uso correto da inteligência emocional em detrimento de emoções e sentimentos íntimos que não têm importância em determinado contexto.

E não há nada melhor do que usar a razão no lugar de emoções infelizes, colocar em primeiro lugar a devida importância dos demais presentes e da situação em si mesma, acima dos interesses pessoais, pois assim gera-se a oportunidade de viver melhor e conviver bem!

O hipócrita é aquele que se utiliza de sarcasmo, ironia, maledicência e até mesmo de maldade no convívio com os demais.

Se não se está usando destes artifícios no relacionamento interpessoal, pode-se dizer que o Bem-Viver está em primeiro plano para o próprio bem estar e para o bem estar de todos os que convivem em determinadas situações.

Algo parecido com o desejável "faça ao próximo somente aquilo que você deseja para você mesmo"!



Mensagem recebida no NEPT em 17 de dezembro de 2013
Júlio César

Nenhum comentário: