Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Hipertensão arterial e espiritualidade





Médicos e cientistas admitem que prática espirituais ajudam a prevenir e a enfrentar diversas doenças, como hipertensão, depressão e até câncer.

A doutrina espírita afirma que a causa das nossas doenças está no espírito, e as lesões do corpo físico são projeções doentias do pensamento e dos sentimentos, mais especificamente do ego, da personalidade ou máscara.

No caso da hipertensão arterial, do ponto de vista da Medicina puramente materialista, suas causas podem ser:

• renais,

• glandulares

• cardio-circulatórias,

• porém, a mais comum é de origem desconhecida, a chamada hipertensão essencial.

Mas, no paradigma espírita, a causa pode estar no espírito, tema abordado no IV Congresso Nacional da Associação Médico Espírita em 2003(Medinesp).

Há obras espíritas que fazem essa afirmação há anos. A hipertensão arterial sistêmica ocorre em pacientes com personalidade controladora, que, ao perderem o controle de uma determinada situação, geram um sentimento de raiva que, descarregado sobre o seu próprio corpo somático, produz, entre outras coisas, a hipertensão arterial, seria uma hipótese compreensível, mas ainda não comprovada.

Para provar a tese de que todas as pessoas hipertensas têm personalidade controladora e traçar um perfil psicoespiritual do hipertenso, estudiosos da causa espírita convidaram, naquela ocasião, aleatoriamente, pacientes hipertensos, tanto em consultório particular, como de instituições espíritas, que estivessem dispostos a participar do trabalho de investigação.

As pessoas escolhidas foram de ambos os sexos, de 20 a 50 anos. Posteriormente, elas foram encaminhadas a um determinado Instituto, onde passaram por testes em que foi avaliada a história detalhada de suas doenças e promovidos testes psicológicos.

Após anamnese detalhada e aplicação de testes como o Warteg, os pesquisadores encontraram os seguintes resultados:

• Intolerância

• Pessoas dominadoras

• e baixa autoestima

(a anamnese é a informação sobre o princípio e evolução de uma doença até a primeira observação do médico, e os testes de Warteg são avaliações psicológicas do paciente).

Entre a população avaliada, a intolerância e o comportamento dominador obtiveram um perfil de 100%. Já em relação à baixa autoestima, o índice constatado foi de 90% e o nível de estresse dessa população está numa escala altíssima, de acordo com o estudo.


Ainda de acordo com esse mesmo estudo, aqueles que apresentam faixa etária acima de 40 anos e/ou aqueles que fumam, independentemente da idade, segundo a literatura médica, já estão na probabilidade da ocorrência de apresentarem ou já estarem apresentando alterações cardiovasculares, o que atualmente nos parece óbvio.

Mas, pode-se afirmar que, independentemente do grau de cultura, a conscientização quanto à espiritualidade é fator predominante no equilíbrio da qualidade de vida do paciente.

O estudo também aponta que, através dos protocolos avaliados, é possível identificar características quanto ao “eu” do indivíduo na sua afetividade, a sua ambição, sexualidade e proteção.

Pode-se notar algumas características comuns entre essas pessoas, como insegurança, busca de proteção, negação da sua individualidade, repressão da angústia, objetivos indefinidos e dificuldades quanto a sua sexualidade. Cabe ressaltar que também foram constatadas outras características distintas, sendo algumas positivas.

Na obra de André Luiz fica muito claro que o espírito é o responsável, através de seus sentimentos em desequilíbrio, pelas lesões perispiríticas que se traduzem como doenças no corpo físico.

Fica para nós a certeza de que nossa mente pode prover tanto a saúde como a doença. Cuidar da qualidade dos pensamentos é essencial para bem-viver.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilhoso amei ler isso.