Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 26 de novembro de 2011

Sonambulismo





Pode-se afirmar que sonambulismo é um estado alterado da consciência que pode ser comparado ao transe mediúnico, estado no qual o médium (todos nós) tem uma abertura através da qual consegue um contato com a vida espiritual.

Kardec tratou destes estados com detalhamento e na codificação deixou claro que não se trata do sonambulismo colocado pela medicina, que é um estado de torpor durante o sono, no qual a pessoa pode tomar atitudes automáticas, como andar enquanto dorme, por exemplo.

Como faltam palavras específicas para denominar todas as circunstâncias, a relativa pobreza de termos leva a usar uma mesma palavra para definir situações diferentes entre si.

No processo de transe mediúnico ou de sonambulismo, o médium tem algum grau de desprendimento de seu períspirito, o que lhe possibilita trocar informações com outros Espíritos, encarnadas ou desencarnadas, que, através da expansão de seus perispíritos permeiam as experiências recíprocas entre si.

O transe mediúnico, ou o processo de sonambulismo pode ser natural ou provocado.

Quando natural, o próprio médium possibilita e favorece se desprender por algum tempo de suas atividades habituais para entrar em êxtase, para vivenciar o contato com a Vida Maior e este fenômeno se dá, mesmo que o médium não se dê conta, podendo ocorrer por certo desequilíbrio, em decorrência de fatores variados, como as obsessões, por exemplo.

Quando provocado, o médium sofre a influenciação de uma inteligência externa, evidentemente diferente da sua mesma, e passa por uma espécie de hipnose, que o condiciona à troca de impressões com entidades espirituais diversas. Mas pode ele mesmo se conduzir à hipnose, por conta de pensamentos repetitivos em determinadas faixas de onda mentais, o que gera a auto-hipnose, geralmente em função de uma auto-obsessão.

Pode também, o sonambulismo, ser automático, semi-automático ou mecânico, como relata Kardec no interessante estudo sobre mediunidade em O Livro dos Médiuns.

A educação mediúnica, através da leitura habitual, da prática da mediunidade bem orientada por pessoas mais experientes, pela disciplina de postura e pela observação interessada em entender, sem criticar levianamente, são os recursos mais interessantes para promover o necessário equilíbrio de um médium e levá-lo ao sonambulismo produtivo, sempre tendo como diretriz a Doutrina Espírita, que é a recomendação de Jesus, através de Kardec.

Médiuns obsedados, perturbados e desequilibrados precisam compreender a necessidade que têm de uma instrução, da prática mediúnica controlada, evitando as fantasias e as posturas místicas tão habituais entre nós, embora saibamos que muitos médiuns encontram resistências variadas para aceitar tal auxílio, em função do medo, da descrença e da crença em outras expressões religiosas que proíbem o contato com o Espiritismo.

Aqueles que não se permitem auxiliar pelo esclarecimento necessário, estarão à disposição das forças em consonância com a sua ignorância (no sentido de não conhecimento) e com suas próprias dificuldades, podendo se transformar em verdadeiros joguetes nas mãos de Espíritos inescrupulosos.

Na verdade, somente através do Cristo, chegaremos a compreender totalmente as questões sobre o incessante intercâmbio entre as duas esferas da Vida.

Nenhum comentário: