Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Reuniões Espíritas




As reuniões espíritas são o campo favorável para o exercício e aprimoramento da faculdade mediúnica. É também local de desenvolvimento da solidariedade e outros valores morais, pela oportunidade recebida de auxilar o próximo.

As reuniões espíritas podem oferecer grandes vantagens, por permitirem que as pessoas que nela tomam parte se esclareça, através da troca de ideias, pelas perguntas e observações que façam entre si, das quais todos aproveitam.

Mas, para que produzam todos os frutos desejados, requerem condições especiais, pois procederia mal que as comparasse com reuniões comuns.

Aliás, sendo reuniões verdadeiros "todos" coletivos, o que lhes diz respeito decorre naturalmente das instruções precedentes. Como tal, elas devem tomar as mesmas precauções e se preservar das mesmas dificuldades que os indivíduos isoladamente.

As reuniões espíritas apresentam características muito diferentes, de acordo com a finalidade com a qual são direcionadas. Assim temos:

Reuniões Espíritas (espiritualistas) Frívolas:

Compostas por pessoas que só vêem o lado divertido das manifestações e que se divertem com os gracejos dos Espíritos levianos. Estes as apreciam bastante e a elas não faltam, por aí gozarem de inteira liberdade para se exibirem. É nessas reuniões que se perguntam banalidades de toda sorte, que se pede aos Espíritos a predição do futuro, que se põe à prova a perspicácia deles em adivinhar as idades, aquilo que cada um tem no bolso, em revelar pequenos segredos e mil outras coisas sem importância.

Reuniões Espíritas Experimentais:

Nelas predominam as manifestações mediúnicas de efeitos físicos, comumente denominadas de "reuniões de cura", "de tratamento físico-espiritual" ou algo semelhante. O propósito de tais reuniões é prestar assistência espiritual a pessoas portadoras de enfermidades físicas, através de doação fluídico-magnética dos médiuns curadores, forma de mediunidade que consiste na possibilidade de curar ou aliviar as dores através do toque, do olhar, um gesto ou sopro, sem o uso de medicamentos. Fica evidente que o fluído magnético tem papel preponderante neste trabalho. Recordar que a cura de doenças guarda relação com as determinações da lei de causa e efeito.

Reuniões Espíritas Instrutivas

São aquelas nas quais se pode colher o verdadeiro ensino dos Espíritos. Allan Kardec apresenta condição de que sejam reuniões sérias para que aconteçam sob a supervisão de Entidades Espirituais de melhores condições para a instrução dos interessados.

Toda reunião espírita deve, pois, buscar a maior homogeneidade possível. Estamos nos referindo, naturalmente, àquelas em que se deseja chegar a resultados sérios e verdadeiramente úteis.

Outro ponto importante para o bom resultado positivo é a regularidade.

A reunião é um ser coletivo, cujas qualidades e propriedades são a resultante das de seus membros, formando uma espécie de feixe. Ora, quanto mais homogêneo for esse feixe, tanto mais força terá.



fonte: O Livro dos Médiuns - capítulo 29.

Um comentário:

Luis disse...

Bom dia.

Em uma linguagem simples, é só pensar que intenções atrairão intenções, mas isso não deixará de produzir o fenômeno, e sim impactará em sua qualidade. Uma brincadeira mediúnica levará a espíritos zombeteiros, enquanto um trabalho espiritual sério trará ajudantes e amigos espirituais tão sérios quanto a natureza do trabalho.

Vida física e espiritual caminham juntas pela moral que as conduzem.

Inteligência é Diferente de Moral
Conhecimento é Diferente de Moral

Existe também uma referência de Kardec a estas classificações na Revista Espírita 1858 – PP.28-29 [Diferentes Naturezas de Manifestações]