Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 22 de março de 2013

Percepção



Ler e estudar Espiritismo exigem concentração e disposição para entender e aprender.

Nem todo momento é propício para isso, mesmo que se tenha um tempo exclusivo com esta finalidade.

É preciso realmente estar em um momento de abertura da mente para conseguir absorver o que se lê, que exige mais do que quando se ouve um estudo ou uma palestra.

Se a sintonia não permite, o aproveitamento é baixo ou nulo.

É semelhante a olhar para o céu e não perceber as estrelas, ou escutar uma música e não definir os instrumentos, enfim, é ler absorto, distante do foco desejável.

Então, é preciso obter condições mínimas para permitir que o que se lê seja aproveitado.

Entretanto, não é sem esforço que se obtém resultado, pois, muitas vezes é preciso uma insistência de meses ou anos para que o hábito da leitura faça parte do cotidiano.

Também justamente em função da falta de hábito, pois a maioria das pessoas não se coloca em condições para a leitura nem mesmo de noticiário, preferindo apenas escutar e perde-se muito com isso.

Perde-se, por exemplo o discernimento, que é a condição para diferenciar o certo do errado, já que, não se colocando em condição de conhecimento, não tem recursos para diferenciar uma coisa da outra, ainda que escute muitos estudos, o que já é bom, mas não é o suficiente, pois ouvir explanações não necessariamente dá condições para que se possa criar posições próprias.

Para que se alcance condições de compreensão doutrinária é preciso começar a leitura assim que possível, mas sem protelar, pois a acomodação nesses casos favorece a manutenção do estado de ignorância no qual se transita atualmente.

Se as pessoas que fazem leituras em público são admiradas, por parecer saberem bastante, pergunte a elas o esforço que fazem para ler, mesmo com tempo reduzido, e para preparar suas leituras para entender a dedicação que se precisa ter para alcançar o patamar na qual se encontrem.

E a admiração por essas pessoas é, na verdade, um estímulo para que cada um possa, também, se esforçar para alcançar aquelas condições de compreensão. Assim, todos trabalham em conjunto, um pelo outro e vice-versa.


Psicografia recebida no NEPT em 22 de março de 2013
Militão Pacheco

Nenhum comentário: