Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A criança com ciúme


Formada a personalidade por camadas de experiências que vão se acumulando em sua memória espiritual de modo a gerar em seu interior as esperanças e as frustrações que podem ser chamados de naturais em detrimento das expectativas encontradas naqueles que lhe acompanham a Vida terrena.

Das muitas frustrações e decepções que pôde experimentar, o Espírito guarda consigo, com um pouco mais de facilidade aquelas mais marcantes, até mesmo em razão de que são estas as que costumam mais nos ensinar onde não transitar enquanto ainda não adquirimos a ciência para viver bem, a ciência da Paz, a harmonia que conduz em direção à Luz.

Quando nas idades mais precoces, ainda em fase adaptativa, o menor tem todo um Universo diante de si que mal consegue definir, então, por questões de possibilidade e de compreensão, o Espírito recém reencarnado faz dentro de si um movimento de minimização em defesa de si mesmo, promovendo uma espécie de fechamento da sua visão.

Algo que é, inclusive, existente e natural em função das limitações que o próprio cérebro lhe impõe, já que está em pleno desenvolvimento e crescimento.

Podendo ver com uma espécie de miopia o Espírito limita seu próprio Universo em um reduto que é composto por aqueles que dele cuidam e pelos locais onde vive, não podendo abstrair o que significa o Mundo, qual o verdadeiro sentido da Vida e das relações humanas, que são por demais complexas para a mente infantil.

Restrito a uma pequena área ele, o Espírito, despertando no organismo infantil, pode manifestar sua insegurança de modo a se apegar até mesmo exageradamente aos pais, ou àqueles que dele cuidam para a Vida, algo que gera ciúme, ou sentimento de posse destes seus tutores.

Se vem um irmão ou uma irmã, seu mundo pequeno parece desabar e a insegurança vem à tona, facilitando reações que para os adultos podem ser consideradas como engraçadinhas ou mesmo normais, mas, que para a criança é na verdade um transtorno mais profundo.

Evidente que estas alterações não se aplicam a todas as crianças, mas, particularmente àquelas que em seu passado espiritual há algum registro mais marcante de perda que venha, de modo instintivo ou inato á superfície de sua memória, fazendo com que surja tal sentimento infeliz que a criança não tem sequer maturidade para controlar.

Por isso é fundamental que os pais forneçam segurança, fazendo o possível para que o pequeno ou a pequena sinta sua significação naquele lar, sua importância.

Mas, sem exageros!

É preciso que os acontecimentos sejam naturais, serenos e que a criança já encarnada não seja demasiado valorizada, para que não se obtenha o efeito indesejável de alimentar ainda mais o ciúme.

O ciúme é considerado, também, uma forma de expressão do egoísmo e realmente há uma expressão egoística no ciúme, mas este sentimento manifesto na criança precisa ser ligado ao ciúme com certa cautela, pois a ela tem um forte instinto de sobrevivência que predomina sobre os demais e não deve ser confundido com o fato de que ela seja realmente egoísta.

De qualquer modo o sentido geral para cuidar de uma criança com ciúme é o zelo pela sua segurança e sem exageros, para não alimentar desvios latentes em sua mente.

Amor e cuidado, serenidade e fraternidade, ternura e rigidez, todos na medida mais certa possível.



Mensagem recebida em 05 de setembro de 2013
Albino Teixeira



Nenhum comentário: