Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Imaginação


É fato conhecido de todos que a criança vive, até certa idade, em dois mundos: o real e o abstrato.

A vida da criança na primeira infância soa para ela como um sonho, já que os órgão perceptivos e o próprio sistema nervoso central são imaturos para absorver e entender o que acontece à sua volta.

Assim, a vida da imaginação tem papel marcante para qualquer criança, já que ela tem relativa facilidade de se desprender da organização física e promover para si mesma um determinado intercâmbio com algo que não é perceptível para a maioria dos adultos: a Vida Espiritual.

Sim, a crinça tem maior presença real na Vida Espiritual, dependendo de suas condições como Espírito, no que diz respeito à moral, à ética e à sua intelectualidade.

Mas, ainda assim, as impressões efetivamente guardadas nos arquivos cerebrais são proporcionais às suas possibilidades, já que o sistema nervoso como um todo e o encéfalo estão em plena construção.

Recordamos que os dois primeiros anos de vida são de fundamental importância para toda a estruturação destes fundamentais sistemas para todo o organismo, o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

Há necessidade de matéria plástica para a construção de todo o organismo, mas, as proteínas são extraordinariamente importantes na consolidação do sistema nervoso como um todo.

Criança mal nutrida poderá ter prejuízos cognitivos graves quando alcançar a idade adulta.

Considerando a criança adequadamente nutrida e em condições de evoluir organicamente bem, a fase da imaginação percorre toda a primeira infância, justamente em função desta maleabilidade espiritual que tem o Espírito ali reencarnado, que vai se encerrando, pouco a pouco, com o progressivo amadurecimento do sistema nervoso central, como que selando a visão espiritual natural da criança neste processo.

Entretanto, a criança é acolhida em determinado ambiente, seja um lar, seja um abrigo, seja um campo de refugiados, seja entre moradores de rua ou desabrigados, seja onde for.

Neste ambiente, favorável ou não para seu desenvolvimento, ela deverá lutar intimamente para suprir as suas mazelas reeencarnatórias e, nesta luta irá desenvolver mecanismos próprios para suportar as tensões que a Vida venha a lhe oferecer.

É justamente em decorrência desta luta, na busca de válvulas de escape às tensões, que a criança vai retirar dos porões de sua casa mental os recursos para se fortalecer, ainda que com artifícios que podem ser considerados equivocados, pois sua imaginação tem condições de dar vazão a um vasto campo de imagens e recordações, não só de suas frustrações atuais, mas também de suas experiências em vidas anteriores.

Daí, muitas vezes, nascem os grandes desvios da mente!

Alguns de nós podemos nos perder em campos minados da mente, que nos trai, tentando auxiliar, pois o medo, a ansiedade, a insegurança, a mágoa (sim, crianças sentem mágoas!) e os pensamentos enfermiços têm condições de criar um verdadeiro mundo paralelo para que o Espírito (que somos nós) escoe suas dificuldades, aliviando aparentemente nossas tensões, embora criando outras, muitas vezes maiores ainda!

Estes mecanismos podem levar a quadros patológicos variados.

Mas, há um mais comum e menos grave que é a mentira tomada como verdade!

A criança, a partir da idade de 3 anos, aproximadamente, pode atuar como verdadeira atriz em suas fantasias e vivenciar algo efetivamente inexistente, em função deste mecanismo de fuga, de escape da realidade, para tirar de seus ombros a carga que realmente é grande e geradora de desequilíbrios.

Pais ou mães que abusam de seus filhos, que maltratam, que humilham, que espancam são, algumas vezes, as fontes destas desarmonias da personalidade.

Pobreza imensa, frio, falta de higiene física e mental no ambiente que vivem, violência à sua volta também o são!

Da mesma maneira atua a mídia geradora de cultuações a pseudo-heróis e vilões que degeneram a mente infantil, abrindo campo mental para o desequilíbrio.

A Vida no Planeta Terra sempre foi fonte de dificuldades para toda a humanidade: não é de agora que o Ser Espiritual recém reeencarnado tem enfrentado problemas para superar os primeiros anos de vida!

Ao contrário do que se pode pensar, a atualidade é até menos penosa para o Espírito do que já foi em épocas remotas, graças à tecnologia adquirida pela espécie humana, que pode gerar algum confirto e alguma segurança, embora ainda cercada de naturais dificuldades.

O mundo moderno não é mais difícil do que já foi o mundo antigo!

Por isso é fundamental que os pais cuidem de seus filhos com muito carinho e é por isso que o Espírito vem para a reencarnação esquecido de suas faltas passadas e com enorme fragilidade inspirando proteção!

Quem não sente enorme compaixão ao ver uma criança sofrendo?

Se a criança vive um mundo de mentiras não se pode simplesmente criticá-la, mas sim entender as razões deste distúrbio para que se possa auxiliá-la e educá-la!

Somente com o coração envolvido em entendimento e compaixão é que poderemos cumprir com o dever de amparar as crianças que se mostram à Vida com tais dificuldades, ainda que possamos sentir que as atitudes tenham alguma réstia de malícia, pois, certamente aquele Espírito está em dificuldades e precisa de amparo, não de castigos irracionais, mas sim de limites amorosos!

Seja a criança o grande alvo para tomar o leme do Mundo, pois ela será o adulto que conduzirá o Planeta no futuro!




Mensagem recebida em 06 de setembro de 2013
Herculanum

Nenhum comentário: