Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O segundo ciclo: adolescência


Fase complexa, a adolescência!

Cheia de atalhos, de detalhes e, algumas vezes, entavres que emperram a evolução de algumas criaturas.

Fase na qual o Espírito acredita tem lucidez para fazer escolhas, mas ainda não está com toda sua carga de experiências elevadas à conta de potencial produtivo, do ponto de vista da maturidade, pois, embora seja um Espírito com vastas experiências, o organismo físico causa determinada interferência que não permite a plena condição para escolhas e raciocínio, por mais "inteligente" seja a criatura.

A eclosão de hormônios confunde, por dar vazão a instintos primários que são confundidos com necessidades iminentes ou com lógica irretorquível.

O organismo prepara-se para a Vida, mas ainda não está completamente preparado!

Está em preparação, apenas!

Sem o acompanhamento efetivo dos pais, ou de quem possa dar diretrizes amigas, será mais difícil para o Espírito caminhar em linha reta!

É preciso, sempre que possível, evitar suscetibilidades, isto é, evitar de tratar do jovem adolescente como se fosse um néscio, como se fosse incapaz de pensar, pois não é este, efetivamente o caso: o jovem pensa, mas é conturbado seu pensar, cheio de dúvidas e inseguranças com relaçao a si mesmo e ao seu futuro.

E isso fragiliza a criatura, não somente na adolscência, mas em qualquer etapa da vida.

Com apoio e amizade ao seu lado o jovem estará fortalecido para enfrentar as dificuldades internas e as externas, sendo muitas vezes, as primeiras mais importantes e mais intensas.

Portador de medos não compreensíveis para si mesmo, tentando entender o mundo, as pessoas, mergulhado em uma atmosfera que conduz à busca de prazeres, envolvido por enorme massa de informações e com alguma miopia espiritual, se o jovem não tiver amigos de verdade ao seu lado, certamente buscará amizades para sentir apoio que nutram sua forma de pensar, em formação.

Se encontrar outros jovens que guardem consigo aspirações equivocadas certamente, uma vez consolidado um laço de afinidades, ele ou ela tenderá a seguir a corrente de pensamentos, palavras e atitudes destes outros jovens com quem se sinta bem, pelo menos nas superficialidades que a vida moderna vem oferecendo, evidentemente com prejuízos para a própria vida.

As influências espirituais são demasiado presentes e o intercâmbio com a Vida Maior é permanente nesta fase da vida.

Mas, o curioso é que as Entidades Espirituais fazem um trabalho de afastamento deste jovem da sua própria religiosidade, infiltando em sua mente a descrença total ou parcial, colocando em dúvida até mesmo a existência de Deus.

Coerente com a proposta de envolver a criatura em cipoais de pensamentos infelizes que facilitam a condução para o vicios e as paixões sem freio.

E isto penaliza a relação habitual com os pais ou tutores do jovem, além, muitas vezes, das relações com a própria sociedade.

É justamente nesta fase da Vida que a aproximação com a religião seria mais importante e fundamental.

Por isso, a Educação Espírita Infantil é tão importante!

Ela dá bases para que o jovem tenha algum discernimento nesta fase de circunvoluções que a Vida oferece.

Mesmo assim, às vezes as força de atração para as paixões podem ser intensas o suficiente de modo a não permitir que o adolescente se livre delas (as paixões, os vícios) com facilidade.

Há um discurso que tenta normalizar as noitadas (baladas), as drogas, o álccol e a sexualidade sem cuidados.

Mas, é puro sofisma, pois nada que tenha potencial destrutivo é realmente aceitável.

Então é fundamental que os pais sejam amigos dos filhos, que se comportem adequadamente, que dêem exemplos de correção e dignidade, para que pelo menos a segurança de um verdadeiro amigo e o exemplo seus filhos tenham.

Infelizmente há muitos que ainda não conseguem esta aproximação e deixam os filhos relativamente à mercê das próprias tendências e eventuais influências espirituais.

Mas, sempre há tempo para as transformações e reconsiderações: veja seu filho e sua filha como seus amigos; veja seus pais como seus amigos, aliás, os melhores amigos que você pode ter!

Assim tudo fluirá melhor eu sua familia!

Mas, comece hoje; comece agora!


Mensagem recebida no NEPT em 04 de setembro de 2013
Militão Pacheco



Nenhum comentário: