Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Evangelizar a criança para formar o adulto com solidez





"Aquele, porém, que recebe a boa semente em boa terra é o que escuta a palavra, que lhe presta atenção e em quem ela produz frutos..." (Mateus, 13:23)

A parábola do semeador é uma excelente referência para se fazer uma referência na questão importante que é o preparo da criança no ambiente da Casa Espírita, pois ela certamente será o futuro dentro de uma Instituição Espírita, desde que seja adequadamente preparada para isso com os adequados ensinamentos direcionados para sua formação psicoemocional, ética e religiosa.

O período da infância é o mais fértil para a implantação dos conceitos fundamentais da Doutrina e é extremamente importante que os dirigentes das Casas Espíritas voltem suas atenções para a adequada estruturação da “Escola” que irá semear nos corações infantis os conhecimentos fundamentais para que eles tenham os fundamentos necessários para a vida que irão enfrentar e através dela crescer e amadurecer.

Nada mais adequado do que uma criança, um jovem, um adolescente, um adulto jovem com bases corretas que lhe dêem visão cristã da vida.

Mantendo a criança sob a tutela dos ensinos Espíritas ela certamente estará desenvolvendo seus potenciais éticos e porque não mediúnicos que auxiliarão para a própria vida e para o desenvolvimento dos trabalhos nas lides Espíritas do futuro.

"Os Espíritos só entram na vida corporal para se aperfeiçoarem e se melhorarem. A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores. Tal o dever que Deus impôs aos pais, missão sagrada de que terão de dar contas." (L.E.)

É, portanto, fundamental dar a elas o conhecimento sobre Deus, sobre Jesus, sobre as leis que regem a vida do ser humano e sobre o Universo, através dos ensinos fundamentais encontrados no Livro dos Espíritos, na adequada linguagem de compreensão do universo no qual elas vivem em suas capacidades atuais.

Sim, é preciso falar a língua delas, de acordo com a compreensão que elas têm para poder sensibilizá-las. Mas este trabalho é maravilhoso!

Viver junto às crianças na Educação Espírita Infantil é experiência única de tão agradável.

Aqueles que carregam consigo os potenciais de se desdobrarem para tocar o coração infantil sabem ao que se faz referência nas palavras acima.

Por isso, é importante que os pais também se engajem na proposta de educar “espiritamente” seus filhos, para que eles sejam literalmente integrados com a vida espírita dos pais de modo natural, espontâneo o que torna tudo altamente produtivo para toda a família.

Maravilho é ouvir um pequeno discursando para os mais velhos sobre a vida eterna, o respeito à Natureza, sobre o amor ao próximo e o amor a Deus e a Jesus. E muitas vezes temos assistido a situações desta ordem, felizmente!



Alva Luzia.

Nenhum comentário: