Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mais sobre verdades





Muitos filósofos vêm buscando entender o que é a verdade, para que se possa efetivamente compreender algo sobre ela, mas tudo o que se compreende é que ela é algo relativo para a humanidade e o que se aceita como verdade hoje poderá ser um absurdo amanhã.

As ciências são exemplo absoluto da relatividade no que diz respeito à verdade. Os conhecimentos científicos vão se transformando dia a dia e permitem que o ser humano progrida incessantemente.

Ainda bem.

Se tudo fosse absoluto para a humanidade, estaríamos estagnados, cristalizados nos pensamentos medievais e não teríamos a possibilidade de adquirir condições apropriadas para sobreviver como o temos feito na superfície terrena.

Quando se fala sobre verdades, apenas as naturais, imutáveis para nós, são aquelas das quais não se pode duvidar, ainda que não as entendamos completamente, como acontece com inúmeros fenômenos da natureza.

A compreensão humana sobre o Universo ainda é bastante reduzida, embora, certamente alguns poucos cientistas já tenham condições de compreender melhor a Criação Universal do Regente Maior da Vida.

As verdades pequenas, aquelas que sobrenadam em nossas vidas, que digam respeito ao intercâmbio vital entre as pessoas, ao relacionamento interpessoal, essas são aquelas que normalmente abordam as mentes cotidianamente.

São importantes para o desenvolvimento da personalidade do Espírito, para o progresso individual, para o amadurecimento de cada um de nós. Mas ainda assim, são relativas também!

O que é claro para você hoje, amanhã poderá não mais ser.

O que é aceitável em determinadas condições sociais, não o é em outras, graças às mudanças de costumes e de hábitos diferenciados comparados em sociedades montadas em circunstâncias outras daquelas que se pode ter como modelo.

Cada sociedade tem um padrão de pensamento que reflete as condições coletivas dos indivíduos que a constitui, sendo então, o reflexo coletivo dos pensamentos agregados em suas verdades relativas.

O mesmo acontece em grupos, ou agrupamentos sociais.

Nichos de pessoas criam uma forma de pensamento que reflete costumes particulares diferenciados de outros, tendo para si mesmos alguns pontos de vista que constituem verdades contumazes que são, para outros, absurdos incoerentes.

A verdade é que nenhum de nós está com a verdade.

Somente Deus é portador dela. E os Espíritos que se aproximam dEle, também se aproximam da verdade, mas como não podem se igualar a Ele, também não guardam consigo a verdade em sua totalidade.

Enquanto isso, em nossa pequenez, precisamos aprender que não somos donos da verdade. Em nenhum setor da vida, em nenhum momento, por mais que pareça estarmos com a razão, não somos portadores dela.

É necessário criar consciência sobre este fato, para que muitos de nós não permaneçamos com o nariz empinado, certos de tudo, sempre, como é habito fazer, por conta de acreditarmos piamente que estamos sempre com a razão.

É preciso reformular a proposta de vida que impõe aos outros uma forma de ver os fatos tão particular que, claramente, tem um viés ditatorial para com as experiências cotidianas.

É necessário ser democrático com todos. Ouvir, querer ouvir, querer aprender, querer compartilhar, para não fechar as portas da vida para a grande verdade que é a necessidade de aprender a amar.

Amar a todos, a tudo e à vida.

Assim como precisamos aprender a amar a Deus.



Alva Luzia

Nenhum comentário: