Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Passes




Em "A GÊNESE - CAP. XIV - ITEM 33", Kardec nos demonstra que "a ação magnética pode produzir-se por diversas formas:"

Pelo próprio fluido do magnetizador (Passista) – é o magnetismo propriamente dito, ou magnetismo humano, cuja ação é subordinada à potência e sobretudo à qualidade do fluido.

Pelos fluidos do Espírito (desencarnado). – atuam diretamente e sem intermediários sobre o encarnado, seja para curar ou acalmar um sofrimento, seja para provocar o sono sonambúlico espontâneo, seja para exercer sobre o indivíduo uma influência física ou moral qualquer. É o magnetismo espiritual, cuja a qualidade está na raiz das qualidades do espírito.

Pelos fluidos do Espírito (desencarnado) combinando com os fluidos do magnetizador (Passista). – fluidos derramados sobre o magnetizador e ao qual ele serve de condutor. É o magnetismo misto, semi-espiritual ou, se assim melhor nos expressamos, humano-espiritual. Vemos neste, o fluido espiritual, combinado com o fluido humano, dando à este último as qualidades que lhe faltam. O auxílio dos espíritos, em tais circunstâncias, é por vezes espontâneo, porém com mais freqüência é provocado pelo apelo do magnetizador.

Como se pode ler, claramente, da própria obra codificada por Kardec, não há um passe especificamente de apenas um tipo, mas todos se somam durante a aplicação, embora algumas pessoas espíritas tenham certa tendência de crer em passe, por exemplo "magnético", passe "espiritual", ou outras variantes.

Passe é a doação fluídica através da ação de um médium, que se dispõe a servir de intermediário entre os Espíritos desencarnados e o encarnado que necessita receber auxílio.

Para sua aplicação, não há necessidade de qualquer tipo de ritual. Basta a imposição das mãos, tocando ou não o atendido, sem gesticulação específica, sem sinais especiais, com a companhia da prece e da vontade, para que se faça o influxo de energias para beneficiar o assistido.

Atualmente complicam muito o passe em muitas casas espíritas.

Instituições dividem os passes em vários tipos, com vários métodos (rituais), para várias finalidades.

Mas basta lembrar de que o trabalho mais importante na terapia do passe nasce da vida espiritual, já que os pares da vida maior é que conseguem efetivamente observar as necessidades de quem procure auxílio e que, na Doutrina Espírita, os rituais são preconizados como desnecessários, justamente pelo esclarecimento que temos sobre os mecanismos reais que envolvem os trabalhos mediúnicos.

Não há necessidade de absolutamente nada, além de um ambiente simples, uma cadeira, um ou dois médiuns, o assistido, a seriedade no trabalho, a boa vontade de quem trabalha e a prece.

Mais nada.



Militão Pacheco.

Nenhum comentário: