Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Paixões





- Na época do namoro tudo era muito diferente, sabe?

- Isso é uma situação natural, não acha?

- Acho que deveria ser sempre como no namoro! Por que uma pessoa muda tanto, só porque casou? Não faz sentido, sinceramente!

- Mas isso não é razão para que se busquem outras experiências...

- Inevitável! Se você não encontra o que precisa em seu próprio lar, acaba encontrando alguém que vai lhe complementar os anseios, a necessidade de atenção, de um diálogo, enfim, uma parceira de verdade.

- Por isso, você está decidido?

- Na verdade, se eu estivesse realmente decidido, não estaria aqui conversando com a senhora... Tenho dúvidas, é claro! Afinal, já temos dois filhos e deixar tudo isso para trás não é tão simples para mim.

- Diga uma coisa, por favor: a vida com sua esposa é insuportável?

- Não. É frustrante. Principalmente depois do primeiro filho. Parece que ela se esqueceu de mim. Nem sei como “aconteceu” o segundo filho! Não tínhamos mais “aquela” sintonia, sabe como?

- Sei, sim. Mas, se seu convívio não é ruim...

- Mas é ruim!

- Calma, deixe-me completar o que ia dizer. Se seu convívio não é ruim, não é insustentável, por que não tentar recuperá-lo?

- Acho que não consigo mais. Sabe já me envolvi com outra pessoa...

- Já era de imaginar... Que pena!

- Por que, “que pena”? É minha “cara-metade”! É a pessoa que eu procurei minha vida toda! Minha alma gêmea!

- Pois tenho certeza de que você está completamente equivocado!

- Ah, não é possível! Ela é tudo o que sempre quis ter na vida. A integração que existe entre nós ultrapassa a barreira do pensamento. Eu sei o que ela pensa e vice-versa! Além, é claro, da nossa integração física, que não cabe dizer aqui, é claro.

- Mas, já disse. Permaneço com minha opinião, meu irmão. Você está envolvido com um equívoco emocional. Sua razão está nublada por uma paixão e não por uma real emoção. Você pensa que é emoção, mas é apenas uma paixão, transitória, claro, como todas. Quando você despertar, será tarde. A não ser que tome uma doída decisão agora: pare tudo e volte para sua família.

- Não é possível voltar atrás. Já assumi um compromisso “maior”. A moça está grávida. Mas nem mesmo quero voltar atrás. Eu adoro aquela mulher, adoro! E vou provar para a senhora que está enganada. Nem sei realmente por qual razão vim até aqui! Foi engano de minha parte acreditar que espíritas são compreensivos. São inflexíveis, isso sim!

- O Espiritismo é muito flexível, meu irmão. Nós, é que não somos! Temos imensas dificuldades de aceitar os limites alheios e enormes facilidades para aceitar os nossos problemas, normalizando-os. E você veio até aqui para ouvir uma “benção” para seu equívoco, mas infelizmente para você, não a terá. Fico devendo esta aprovação. Seus passos já foram dados e não há volta, como você mesmo disse. Agiu mal e, de um lado ou de outro, terá de enfrentar consequências difíceis, queira ou não.

- Eu não agi mal! Só buscava a minha felicidade, só isso!

- Então, buscava a felicidade individual, mas esqueceu-se da felicidade de seus filhos e de sua esposa. Além disso, por egoísmo, deixou-se levar por uma paixão e envolveu mais uma, agora duas pessoas em sua história. Não sei se você acha tudo isso justo, mas se acha, ainda, após ouvir tudo isso, é porque ainda não entendeu o que está lhe acontecendo...

- É, não consigo entender o que a senhora fala, não! Faz com que eu me sinta um monstro, mas o que eu quero é ser feliz. E não seria feliz ao lado daquela mulher, de modo algum! Além disso, iria fazer dela uma criatura imensamente infeliz se permanecesse ao lado dela. Não errei: a senhora está enganada. Se me permite, irei me retirar e não retorno mais a esta casa.

- Fique à vontade, meu irmão. Jesus nos ampare, sempre!

psicografia recebida no NEPT em25 de setembro de 2012

Militão Pacheco

2 comentários:

Luis disse...

Essa foi no alvo.
A impulsividade do ser humano em geral (com raríssimas excessões) que nunca está contente com a rotina, leva à derrocada física e mental.
Claro que a convivência não deixa de ser uma provação, e em caso de aproveitar o caminho mais curto, aquele que prioriza as paixões e não o amor, só conquistamos mais débitos.

Carlos Alberto Rey disse...

As mensagens são dirigidas a todos nós. Sempre. Nunca a alguém específico.