Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Expressões


Só para satisfazer a minha própria curiosidade, resolvi postar algo sobre algumas expressões usadas, ou antes, "emprestadas" pelos frequentadores do Espiritismo que são próprias de outras doutrinas, mas que têm a ver com a mesma forma de pensar, na verdade.

Então vamos lá:

Carma: Carma (do sânscrito कर्म, transl. karma. Em páli, kamma. Ambos os termos significam, literalmente, "ação".) é um termo de uso religioso dentro das doutrinas budista, hinduísta, jainista, sique e teosófica. Em cada uma dessas doutrinas, o termo tem um sentido próprio. Mas, é uma expressão que se aplica no entendimento de que á uma reação a uma ação anterior. Simples, sem que exista qualquer vínculo de exclusividade com qualquer crença específica. Trata-se de uma expressão da língua que exprime um conhecimento, independente da religião ou da crença. Não é, portanto, exclusivo da religião Hindú.

Darma: Darma (em sânscrito: धर्म, transl. Dharma; em páli: धम्म, transl. Dhamma) significa "Lei Natural" ou "Realidade". Com respeito ao seu significado espiritual, pode ser considerado como o "Caminho para a Verdade Superior". O darma é a base das filosofias, crenças e práticas que se originaram na Índia. A mais antiga dessas, conhecida como hinduísmo, é a Sanatana Dharma (ou "Dharma Eterno"). No budismo, no jainismo e no siquismo, o darma também tem um papel axial. Nessas tradições, seres que vivem em harmonia com o darma alcançam mais rapidamente o mocsa, o Dharma Yukam, o nirvana ou libertação da roda das samsaras, ou ciclo de reencarnações. O darma também se refere aos ensinamentos e doutrinas de diversos fundadores de tradições, como Siddhartha Gautama no budismo e Mahavira no jainismo. Como doutrina moral sobre os direitos e deveres de cada um, o Dharma se refere geralmente ao exercício de uma tarefa espiritual, mas também significa ordem social, conduta reta ou, simplesmente, virtude. Como se vê a expressão "Darma", pouco utilizada por nós, Espíritas, tem ainda maior profundidade em seu significado do que a anterior, que tem uma referência mais clara com relação à Lei de Ação e Reação.

Nenhum comentário: