Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Epilepsias


Um mal antigo, a epilepsia.

Tão antigo que há registros babilônicos a respeito dela, em impedimentos de casamento para o portador do mal.

Nos relatos de Mateus (17: 14 até 19), um menino epilético foi curado pelo Cristo que ordenou ao Espírito que importunava a criança que deixasse de perturbá-lo, sendo obedecido prontamente em função de sua imensa superioridade moral.

A medicina vê a epilepsia como uma desordem elétrica do cérebro, seja como fato primário de causa desconhecida ou como algo que surja de modo sequelar, em função de enfermidade anterior.

E tem razão, pois há, realmente um problema desta ordem.

As causas deste desequilíbrio focal são variadas e pode acontecer devido a um trauma de parto, como consequência de uma doença infecciosa, como uma meningite, uma encefalite ou outra doença que leve a uma sequela cerebral.

Mas ela pode ocorrer em função de uma causa desconhecida para a ciência e então é chamada de epilepsia essencial ou primária, sendo que aquelas que acontecem por causa de uma doença pregressa como as já citadas são chamadas de secundárias.

Entretanto em todas elas as causas "cármicas" estão sempre presentes, isto é, todos os casos de epilepsia são oriundos de um processo espiritual pregresso, seja primário (a "de causa desconhecida") ou secundário, como já citado.

Não há enfermidade desta espécie que não guarde alguma sintonia com passado peculiar.

O processo epiléptico em si é uma enfermidade complexa que envolve processos variados de ação de Espíritos facilitadores para o evento da convulsão, seja ela do tipo que for.

Pode-se notar que há histórico familiar da enfermidade, o que caracteriza a reencarnação em grupo familiar com necessidades afins e planejamento na Vida Espiritual para que estes Espíritos possam cumprir suas tarefas em proximidade.

Entende-se que para que exista o processo epiléptico propriamente dito é necessário uma intervenção direta ou indireta de um envolvimento com Entidades Espirituais que atuam sobre o doente, introduzindo cargas vibratórias para que o mal se manifeste nele, o doente.

A ação do Espírito pode acontecer diretamente sobre o órgão do doente ou de modo indireto, pela indução ou pela hipnose, seja ela magnética, por proximidade, ou à distância, por telepatia.

Fatores externos (leia o próximo parágrafo) atrelados ao evento em si, com a convulsão propriamente dita ou quaisquer outras manifestações epiléticas, como, por exemplo, a crise de ausência, são nada mais nada menos do que agentes facilitadores para a intromissão de Entidades Espirituais interessadas em desarmonizar o paciente.

Então, o medo, a insegurança, a culpa (muitas vezes de algo "desconhecido"), a raiva, a insatisfação e toda sorte de emoções e sentimentos em desarmonia são agentes que aproximam o enfermo de seus algozes de alguma maneira, nem que seja à distância, e favorecem o episódio da doença.

Evidente que há o fenômeno elétrico particular que pode desencadear crises convulsivas recorrentes e não se pode ignorar a questão orgânica propriamente dita e também não se pode relacionar o fenômeno atrelando TUDO às questões mediúnicas inerentes ao processo obsessivo que está ligado à doença epiléptica.

Há que se considerar consequências de um primeiro estímulo em "efeito dominó".

Mas o ato primário é por ação direta ou indireta de Entidades Espirituais.

Você pode perguntar: "mas, então há sempre, mas sempre, um processo espiritual como pano de fundo de uma doença epilética?".

Sim, há.

Entretanto, vamos considerar outras situações, como por exemplo de uma convulsão isolada por conta de uma outra enfermidade qualquer que seja originadora desta situação em um paciente não epiléptico, como uma febre elevada que gera uma crise convulsiva isolada.


Como fica?

Os fenômenos isolados também têm ligações com eventos espirituais, mas de outra ordem e em outras circunstâncias.

Não caracterizam doença epiléptica e não dão o diagnóstico definitivo de epilepsia!

São apenas crises convulsivas isoladas e, ainda que sempre exista um fenômeno de ordem espiritual como fundo de sua expressão, não é ligado a uma situação cármica dentro do contexto da epilepsia.

Trata-se de uma outra prova, diferente da doença epiléptica.

E os animais que convulsionam? Também sofrem injunções espirituais?

De modo algum!

Animais não são portadores de livre arbítrio como o Seres Humanos e não têm o mesmo discernimento que temos, embora já esbocem trajetos semelhantes.

São criaturas de Deus em desenvolvimento de sua plenitude e não estão sujeitas às mesmas leis de causa e efeito como nós estamos, justamente em função de nosso poder de escolha para com nossas atitudes e destinação.

Assim, sofrem as dificuldades da vida material em função das imperfeições que o meio lhes submete e não por conta de erros que tenham cometido.

O mesmo meio que é recurso para o Homem progredir é uma forma de aprimoramento das inúmeras espécies na vida material.

Há intenso processo de adaptação para todos, mas para a Humanidade tais processos de aprimoramento e aperfeiçoamento não são restritos às questões de ordem orgânica, mas são extensivos às de ordem moral e ética!

Então, entre os animaizinhos, nossos irmãos, as enfermidades são oriundas apenas das próprias limitações da Terra e servem, como diria Darwin, de recurso para a evolução das espécies.

Para nós, além desta forma de evolução, funciona, também para a evolução moral!

Não se pode fazer paralelo entre estes dois universos!

Mas, sintetizando a nossa própria situação, a epilepsia é uma doença fundamentalmente moral com expressões orgânicas que impulsiona o homem na direção de seus resgates.

Sempre há a participação de envolvimento espiritual ou de um "fundo" espiritual para estas enfermidades.

Mas, devemos tomar cuidado com relação ao julgamento que costumamos fazer quando observamos um enfermo epiléptico.

Ele não é melhor ou pior do que nenhum de nós: apenas passa por uma enfermidade de prova, nada mais, assim como qualquer um de nós que tenha uma doença cármica.

É um irmão ou uma irmã que está em sua jornada evolutiva utilizando as ferramentas que necessita para alcançar seus objetivos.



Estudo recebido no NEPT em 16 de outubro de 2013
Militão Pacheco

Nenhum comentário: