Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 19 de março de 2014

Doar e Aprender


Nada melhor do que estar consciente da Vida e participar ativamente dela com ações que correspondam à participação em sociedade, seja da forma que for.

Fazer parte de uma atividade que preenche o tempo com atitudes úteis é muito interessante não somente para quem possa ser beneficiado por estas mesmas atividades, mas particularmente por quem as pratique, já que na vivência com problemas diferenciados do trabalhador expontâneo há a oportunidade de se observar não somente tais problemas, mas também as reações diversas que as pessoas apresentam diante deles, algo que poucos se preocupam em efetivamente observar.

O hábito comum é de pensar pelos outros com a própria forma de pensar, sendo assim, o método de análise e interpretação das experiências da Vida leva ao analista a proferir soluções que lhe são próprias, particulares de seu modus operandi e que caracaterizam apenas as suas reações diante dos enfrentamentos que a experiência lhe oferece.

Pensando assim, passa-se a ser crítico em excesso das atitudes alheias, já que não há concordância, às vezes nem mesmo parcial, com as decisões e caminhos escolhidos.

Mas, é um equívoco, já que cada um tem seu próprio universo mental e enxerga as coisas pelas suas lentes de experiência, com todas suas peculiaridades que fazem de cada um, um ser individual, um indivíduo com suas propriedades únicas, como é cada Ser humano.

Então a experiência de cada um precisa e deve ser respeitada em suas reações, ainda que seja um filho, um irmão, um pai ou uma mãe, já que a proximidade parece dar "direitos" sobre as opiniões do próximo, algo que também é um equívoco.

Não é porque se é mãe que se conhece a fundo uma personalidade, afinal o próprio Ser ainda está em fase de construção e não se conhece a fundo...

O próprio Ser, algumas vezes, "se estranha", por engraçado que possa parecer, e reage de modos que podem parecer absurdos a ele mesmo a determinados problemas, após os momentos do estresse propriamente dito.

Deste modo é possível recomendar que se disponha a criatura a servir diante das pessoas, de modo expontâneo, com boa vontade e determinação com o intuíto fundamental de aprender sobre a Vida, vendo e analisando como as pessoas muitas vezes vêm problemas dificílimos com excelente otimismo e como outras, apesar de não sofrer tanto, vêem a Vida como enorme fardo a ser carregado, algumas vezes "impossível de ser carregado"...

Servir, doar o tempo a outrem é uma das melhores escolas da Vida!




Mensagem recebida no NEPT em 19 de março de 2014
Lyvia





Nenhum comentário: