Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 3 de março de 2014

O livro Espírita


Todo o progresso humano nasce e cresce graças à cultura da humanidade.

A Civilização cresce e se racionaliza em função da necessidade da instrução.

Em todo trabalho há uma técnica, há uma teoria que necessita ser conhecida, por mais singela que possa parecer e assim se observa claramente inclusive na lavoura, algo que parece ser empírico, mas que de empírico nada tem, como se vê evidente no conhecimento da engenharia agronômica, apenas para citar exemplo.

A arquitetura necessita dos escritos para que seja perpetuada e para que evolua.

A medicina tem inúmeras publicações como referências que vão avançando dia após dia, permitindo melhores condições de vida para cada Ser humano.

A literatura é completamente fundamentada em processos de escrita, obviamente!

No Espiritismo, evidentemente, também é assim!

Ele é uma estrutura completamente fundada na psicografia.

As obras básicas do Espiritismo endereçou inúmeras Almas para um mais amplo e mais intenso campo de conhecimento e tem conduzido muitos ao Caminho da Luz, como deverá ser por muito tempo ainda.

O Livro Espírita tem o poder de iluminar a mente de uma pessoa nos aspectos científico, ético e moral, pois em seu bojo há material para imunizar o indivíduo contra as calamidades íntimas destrutivas que são dispersadas pelo materialismo terreno e pelo medo insurgente da vida e da morte que habitam o insconciente privado e coletivo da criatura humana encarnada.

A obra Espírita que simplesmente segue as diretrizes fundamentais das obras básicas tem o potencial de promover a evolução de cada um de nós, em detrimento das crenças diversas que são vivenciadas pelos irmãos crentes de outras religiões.

Mas, é essencial que qualquer obra Espírita seja paritária com as obras básicas, sem se elevar acima do que foi codificado, no pretenso objetivo de trazer "novas revelações" para a humanidade.

É uma pena que muitos médiuns e muitos autores espirituais tenham se perdido em detalhes desnecessários na construção de obras ditas Espíritas, esquecidos ou ignorantes de que as verdadeiras revelações não são obra do acaso, não são obra de um pequeno e seleto grupo de encarnados e desencarnados e tampouco obra da vaidade, do orgulho ou da presunção disfarçadas em falsa modéstia.

A enxurrada de obras publicadas acaba por desestruturar o conhecimento, pois o joio se mistura ao trigo e poucos sabem distinguí-los verdadeiramente.

Mas, se você deseja separar um do outro (o joio do trigo) recorde-se das primeiras frases deste texto e empenhe-se em aprender sobre o Espiritismo com quem realmente sabe dele: Kardec.

Após aprender as bases, os fundamentos, você saberá efetivamente a quem acompanhar nas obras Espíritas, sejam elas quais forem.



Mensagem recebida no NEPT em 03 de março de 2014
Albino Teixeira

Nenhum comentário: